APCEF/RS participa de evento alusivo às enchentes que assolaram o estado em 2024
A APCEF/RS, sempre envolvida nas boas lutas pelo Bem Comum, participou no dia 6 de maio, do 1° Encontro do Projeto "Pró-Resgate no Guaíba". Ele reuniu entidades e pessoas que estiveram envolvidas de alguma maneira com as enchentes de 2024, para debater formas organizadas de resposta a novos eventos climáticos extremos.
Promovido pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá) e pelo Ser Ação Ativismo Ambiental, o evento aconteceu no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre. A APCEF/RS esteve representada pela sua presidenta, Naiara Machado da Silva, e pelo diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum, Marcos Todt.

A APCEF participou como painelista na mesa de debates, e em sua fala Todt destacou os trabalhos realizados pela Associação durante a calamidade que assolou o estado. Ele falou sobre a Cozinha Solidária montada na APCEF, em parceria com a Casa de Cultura e Resistência, que atuou desde o início da tragédia, produzindo e distribuindo cerca de 35 mil marmitas. Nesse sentido, ele ressaltou a ajuda voluntária de tantos associados e associadas, que naqueles dias difíceis formaram uma verdadeira rede solidária, reforçando o trabalho social e de lutas da Associação.
Além disso, o ginásio de esportes da APCEF serviu como centro de arrecadação, triagem e distribuição de doações. O local recebeu mais de cem mil litros d’água, roupas, produtos de higiene, limpeza, equipamentos, rações, cobertores, entre outros itens.

Ainda em sua fala, Todt relembrou a atuação da APCEF no Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS), que teve o seu pontapé inicial em 2019, em reunião na Sede da APCEF/RS. E mais: em 2024, numa data emblemática, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a APCEF sediou a criação da Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS, de cuja coordenação participa, com o propósito de organizar uma participação ativa da sociedade civil no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul após a catástrofe das enchentes.

Houve também menção à obra “A Grande Enchente de 2024”, lançada pela APCEF/RS na Feira do Livro de Porto Alegre, que aborda, em contos e poesias, os sentimentos e as múltiplas visões da tragédia climática através de seus 51 autores e autoras, organizada pela APCEF, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche, que atua nas oficinas literárias Associação.

O diretor Marcos Todt frisou: “Nós conseguimos hoje consolidar na APCEF, a visão de que deve fazer parte das nossas atribuições, trabalhar fora dos nossos portões, conjuntamente com as entidades parceiras que buscam o Bem Comum, e que têm essa preocupação socioambiental.”
