26 de março de 2025

APCEF/RS participa de Ato do Dia Mundial da Água em Tramandaí

A APCEF apoiou e participou ativamente do Ato de celebração do Dia Mundial da Água organizado pela Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS e pelo Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte, no último sábado (22) na ponte entre Imbé e Tramandaí. Além da afirmação da água como um bem comum e de se posicionarem contra a sua transformação em mercadoria, cada vez mais frequente com a privatização da sua distribuição, os cerca de 200 participantes do Ato se manifestaram em defesa do Rio Tramandaí, ameaçado pela construção de um emissário que pretende despejar o esgoto dos prédios e condomínios de Capão da Canoa e Xangri-lá no rio.

A delegação da APCEF/RS, composta por mais de 70 associados e associadas, juntou-se a uma série de entidades do litoral norte e de Porto Alegre, unânimes na crítica ao atual modelo de desenvolvimento adotado na região, que prioriza a construção imobiliária em detrimento das lagoas e rios da região, ameaçando a diversidade e espécies em extinção, como os tuco-tucos, além da tradicional pesca cooperativa entre pescadores e botos na barra de Imbé, um fenômeno especial e raro no Planeta.

Segundo a presidenta Naiara Machado da Silva, nos últimos anos a APCEF/RS tem sido uma grande impulsionadora de movimentos e articulações em defesa da natureza, principalmente de medidas de enfrentamento à emergência climática, que ameaça a própria vida humana no planeta. Já o diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum, Marcos Todt, enfatizou a importância da defesa dos bens comuns, como a água, cada vez mais ameaçados por políticas privatistas.

24 de julho de 2026
Negociação com a Caixa entra em nova etapa: hora de transformar dados em soluções
23 de julho de 2026
Canal oficial da APCEF/RS no WhatsApp aproxima ainda mais a Associação de seus(suas) associados(as)
23 de julho de 2026
Da base à mesa, cada conquista é construída coletivamente
22 de julho de 2026
Estão abertas as inscrições para o Talentos Fenae/Apcef 2026 
22 de julho de 2026
Espaços Bem Viver da APCEF/RS têm vagas para o final de semana
Por Ana Leticia Sousa 20 de julho de 2026
Delegação da APCEF/RS ganha novos(as) representantes no Tênis de Quadra para os Jogos FENAE 2026
20 de julho de 2026
Abertas inscrições para classificação do Espaço Bem Viver de São Francisco de Paula para outubro
17 de julho de 2026
APCEF/RS acompanha suspensão de descontos do Saúde Caixa sobre verbas de ações judiciais
17 de julho de 2026
Convites para a comemoração dos 55 anos da Fenae e excursão estão esgotados
16 de julho de 2026
APCEF/RS lança canal oficial no WhatsApp para manter associados(as) sempre informados(as)