26 de março de 2025

APCEF/RS participa de Ato do Dia Mundial da Água em Tramandaí

A APCEF apoiou e participou ativamente do Ato de celebração do Dia Mundial da Água organizado pela Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS e pelo Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte, no último sábado (22) na ponte entre Imbé e Tramandaí. Além da afirmação da água como um bem comum e de se posicionarem contra a sua transformação em mercadoria, cada vez mais frequente com a privatização da sua distribuição, os cerca de 200 participantes do Ato se manifestaram em defesa do Rio Tramandaí, ameaçado pela construção de um emissário que pretende despejar o esgoto dos prédios e condomínios de Capão da Canoa e Xangri-lá no rio.

A delegação da APCEF/RS, composta por mais de 70 associados e associadas, juntou-se a uma série de entidades do litoral norte e de Porto Alegre, unânimes na crítica ao atual modelo de desenvolvimento adotado na região, que prioriza a construção imobiliária em detrimento das lagoas e rios da região, ameaçando a diversidade e espécies em extinção, como os tuco-tucos, além da tradicional pesca cooperativa entre pescadores e botos na barra de Imbé, um fenômeno especial e raro no Planeta.

Segundo a presidenta Naiara Machado da Silva, nos últimos anos a APCEF/RS tem sido uma grande impulsionadora de movimentos e articulações em defesa da natureza, principalmente de medidas de enfrentamento à emergência climática, que ameaça a própria vida humana no planeta. Já o diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum, Marcos Todt, enfatizou a importância da defesa dos bens comuns, como a água, cada vez mais ameaçados por políticas privatistas.

17 de junho de 2025
Um ano depois: Nós não esquecemos
17 de junho de 2025
Aniversário de 72 anos da APCEF/RS foi pura emoção!
14 de junho de 2025
Classificação para hospedagem no Espaço Bem Viver São Francisco de Paula - Agosto de 2025
13 de junho de 2025
Futsal feminino da APCEF/RS conquista terceiro lugar em torneio da Justiça do Trabalho
13 de junho de 2025
APCEF/RS: 72 anos de incansável trabalho em prol do Bem Comum
11 de junho de 2025
Final de semana com vagas nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS
10 de junho de 2025
Atenção! Últimos ingressos para a Festa de 72 anos da APCEF/RS
10 de junho de 2025
Ativista brasileiro detido em barco com ajuda humanitária já foi palestrante na APCEF/RS
9 de junho de 2025
APCEF/RS prestigia posse da nova diretoria da AGEA
6 de junho de 2025
Está chegando… Festa de 72 anos da APCEF/RS com o Baile Queijos e Vinhos. Últimos ingressos disponíveis!
Mais Posts