Agenda na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST)
Nesta quinta-feira, 07 de agosto, o diretor da APCEF/RS e conselheiro eleito da FUNCEF, Marcos Todt, participou de agenda na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). O objetivo foi solicitar celeridade na análise da proposta de incorporação do REB ao Novo Plano.
Graças a esta iniciativa, foi possível constatar que a proposta ainda não chegou à SEST. É preciso mobilização para que o Ministério da Fazenda dê andamento.
Participaram também da agenda o presidente da Advocef, Marcelo Quevedo; o diretor da Advocef e da Contec, Carlos Castro; o Presidente da Fenag, Marconi Apolo; o Presidente da Aneac, Luciano Macedo; o Vice-Presidente da Audicaixa, Marcelo Silveira; e a Conselheira Eleita da Funcef, Fabiana Matheus. A representação dos participantes e assistidos foi recebida pelo Coordenador-Geral, Alano Roberto Santiago Guedes, e pelo Assessor da Secretária, Heigberto Guiba Navarro.
O plano REB foi implementado em 1998, de forma unilateral pela Caixa. Muitos participantes do REB, impossibilitados de manter duas inscrições patrocinadas, têm optado por cancelar sua adesão e migrar ao Novo Plano, que apresenta condições e regras mais favoráveis. Esse compreensível movimento provoca risco real de esvaziamento do REB, com reflexos na precificação dos benefícios não programados e ameaça ao seu equilíbrio atuarial.
A atual proposta de incorporação foi aprovada no Conselho Deliberativo da FUNCEF em setembro de 2024, e no Conselho de Administração da Caixa em maio de 2025. A proposta precisa de parecer conclusivo da SEST para que possa ser encaminhada à análise da PREVIC.
Assista abaixo, vídeo sobre o assunto: