Ações são aprovadas por unanimidade em Assembleia da APCEF/RS
Foi realizada nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, na Sede B da APCEF/RS, em Porto Alegre, uma Assembleia Geral Extraordinária. Na ocasião, associados e associadas aprovaram duas ações por unanimidade.
Uma delas autoriza o ajuizamento de Ação Civil Pública de natureza trabalhista contra a Caixa Econômica Federal, que pleiteia o direito dos(as) empregados(as) quanto às diferenças salariais advindas do Adicional de Insalubridade em razão do contato e da exposição ao produto químico Bisfenol.

O Bisfenol é uma substância presente no revestimento térmico de papéis utilizados em bobinas de caixa. Durante o manuseio constante, como ocorre com caixas e tesoureiros, o bisfenol é facilmente absorvido pela pele e pode atuar como um disruptor endócrino, interferindo na produção e regulação de hormônios. Estudos científicos associam a exposição frequente a esse composto a alterações hormonais, infertilidade, problemas neurológicos, cardiovasculares e até risco aumentado de câncer.

A diretora de Saúde e Relações de Trabalho da APCEF/RS, Simoní Fernandes Medeiros, alerta: “Estamos sempre lutando pelos direitos dos empregados e empregadas da Caixa, e nesse caso não falamos apenas de direitos trabalhistas, trata-se também da saúde dos colegas, o bisfenol, mesmo em quantidades mínimas, pode causar danos graves e irreversíveis à saúde.”
Os empregados e empregadas da Caixa que se associarem até o dia 25 de novembro integrarão a lista de beneficiados da ação judicial referida.
A outra ação aprovada por unanimidade na Assembleia autoriza o ajuizamento de Ação Coletiva - Ação Civil Pública, para cobrança de diferenças de PLR e reflexos da lei.
Seguimos atentos(as), sempre em busca das melhores condições de vida para nossos associados e associadas!











