APCEF/RS sedia Cúpula dos Povos do Litoral Norte
O Espaço Bem Viver da APCEF/RS em Tramandaí sediou na quarta-feira, dia 29 de outubro, a Cúpula dos Povos do Litoral Norte, um importante momento de debate das propostas da região para serem levadas à COP 30, que se realizará no mês que vem em Belém do Pará. O evento foi organizado pelo Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte (MOV), com o apoio da APCEF/RS, Amigas da Terra Brasil e Campus da UFRGS Litoral, contando com dezenas de participantes, representando aldeias indígenas, quilombos, pescadores artesanais, ativistas ambientais, professores e estudantes.
Em sua fala, a Presidenta da entidade, Naiara Machado da Silva, destacou o compromisso da APCEF/RS com a questão socioambiental, citando diversas ações, como a instalação de usinas solares em seus espaços, o protagonismo na criação do Comitê de Combate à Megamineração e da Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no Rio Grande do Sul, e a atuação de uma cozinha solidária e de uma ampla rede de apoio com entrega de milhares de donativos aos atingidos pelas enchentes, na calamidade climática em Porto Alegre no ano passado.
Participaram da Cúpula também o Diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum da APCEF/RS, Marcos Todt, o assessor da diretoria, Marcelo Soares, e a representante de aposentados(as) da regional Litoral Norte da APCEF, Rejane Vilanova, que também integra o MOV.
Na Cúpula, foram debatidas diversas questões, como o crescimento da especulação imobiliária e
abertura de condomínios com seus impactos na fauna e flora e despejo de esgoto nos rios e lagoas, os projetos de abertura de portos em Arroio do Sal, as perseguições à pesca artesanal e a necessidade de demarcação das aldeias indígenas e quilombos da região. As questões debatidas serão incluídas no documento estadual, nacional e global que será entregue à Presidência da COP30, a 30ª Conferência das Partes, evento global que trata das mudanças climáticas, organizada pela ONU, este ano sediado no Brasil.











