16 de junho de 2026

Oficinão de Teatro Gratuito da APCEF/RS promoveu integração, aprendizado e desenvolvimento pessoal

Aconteceu no sábado, dia 13 de junho, o Oficinão de Teatro Gratuito, em uma manhã de vivências, aprendizado e troca de experiências por meio das artes cênicas. A iniciativa foi realizada pelo grupo Caixa de Pandora, da APCEF/RS, em parceria com o projeto Teatro na Prática.


Voltada especialmente para iniciantes, a atividade permitiu que participantes de diferentes perfis experimentassem o universo do teatro em um ambiente acolhedor e descontraído. Ao longo da oficina, foram desenvolvidos jogos de concentração, jogos de cena e exercícios de improvisação, possibilitando que muitas pessoas tivessem seu primeiro contato com a prática teatral. 


A proposta da aula foi trabalhar aspectos que vão além do palco, como oratória, desinibição, quebra da timidez, expressão corporal e presença. Durante o encontro, o grupo pôde explorar diferentes técnicas teatrais de forma leve e colaborativa, valorizando tanto o desenvolvimento artístico quanto as relações humanas construídas ao longo da experiência.


Ao todo, dez pessoas participaram da atividade, que foi conduzida por Rafael Torres, ator e educador social. “Foi um encontro muito prazeroso, muito proveitoso, que eu fico muito grato pela entrega e pela disponibilidade de todas as pessoas que participaram. Foi muito bom. Foi um encontro não só teatral, importante, mas também humano, e isso eu ressalto. Fico muito grato por as pessoas terem se deslocado numa manhã de sábado para fazer uma atividade coletiva, e isso me traz muita esperança”, afirmou Rafael.


Para quem deseja continuar explorando o universo das artes cênicas, o Caixa de Pandora segue com os ensaios de seu novo espetáculo nas segundas-feiras, enquanto o Teatro na Prática recebe novos alunos para suas atividades regulares nas quintas-feiras.


A APCEF/RS reafirma seu compromisso com a promoção de atividades culturais que incentivem a integração, a criatividade e o bem-estar de todos(as).


30 de outubro de 2026
Delegação da APCEF/RS embarca para os Jogos FENAE 2026 no Rio de Janeiro
30 de outubro de 2026
Últimos dias para garantir presença no XVI Costelão da APCEF/RS
30 de outubro de 2026
APCEF/RS lança livro “Poesia e Declamação – 2026” na Feira do Livro de Porto Alegre
29 de outubro de 2026
Coral da APCEF/RS participa de espetáculo em homenagem aos Beatles
29 de outubro de 2026
Regional Sul da APCEF/RS promove Festa do Dia das Crianças
27 de outubro de 2026
Viva momentos especiais nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS!
21 de outubro de 2026
Espaços Bem Viver da APCEF/RS têm vagas para o final de semana
21 de outubro de 2026
Dirigentes da APCEF/RS participam de reunião com o vice-presidente da República
21 de outubro de 2026
Vem aí o XVI Costelão da APCEF!
20 de outubro de 2026
Inscrições abertas para os Espaços Bem Viver em janeiro