22 de dezembro de 2025

Natal com leitura: livros da APCEF/RS unem cultura, reflexão e consciência ambiental

Com a proximidade do Natal, uma ótima dica de presente é um bom livro. A APCEF/RS tem em sua loja, vários títulos à disposição, produzidos nas Oficinas de Criação Literária da Associação, sob coordenação do escritor Alcy Cheuiche. As obras “A Grande Enchente de 2024”, e “Terra: Nós só temos um planeta para viver”, lançadas pela Editora do Pampa, são algumas das opções.


O livro “A Grande Enchente de 2024” reúne contos e poesias que expressam sentimentos, memórias e múltiplas visões sobre a maior calamidade climática que já assolou o Rio Grande do Sul. A obra conta com 41 autores e autoras, que evidenciam em suas narrativas a força da solidariedade e do coletivo diante da tragédia, propondo uma reflexão sobre a urgência de uma mudança de paradigma.

Já o livro “Terra: Nós só temos um planeta para viver” parte da premissa de que nosso planeta é um organismo vivo, do qual todos fazemos parte, e não uma fonte inesgotável de recursos naturais a serem explorados. A obra destaca que a responsabilidade pela preservação ambiental é coletiva e inadiável, através de contos individuais e de autoria coletiva de seus nove autores(as).

Os livros da APCEF/RS ganharam destaque na imprensa no final de semana. Em matéria publicada no jornal Correio do Povo, no dia 20 de dezembro, Alcy Cheuiche, falou sobre os livros “A Grande Enchente de 2024” e “Terra: Nós só temos um planeta para viver”, ressaltando a importância da literatura como instrumento de reflexão, memória e conscientização diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. Recentemente, Cheuiche foi contemplado com o Prêmio Jacarandá de Personalidade do Ano do Correio do Povo, durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre.


Aproveitando o período de festas de final de ano, a APCEF/RS lembra que estas e suas outras obras são excelentes opções de leitura e também de presente. Os livros podem ser adquiridos diretamente junto à APCEF/RS, pelo telefone (51) 3268-1611, e também na Amazon, onde está disponível no formato e-book.

24 de julho de 2026
Negociação com a Caixa entra em nova etapa: hora de transformar dados em soluções
23 de julho de 2026
Canal oficial da APCEF/RS no WhatsApp aproxima ainda mais a Associação de seus(suas) associados(as)
23 de julho de 2026
Da base à mesa, cada conquista é construída coletivamente
22 de julho de 2026
Estão abertas as inscrições para o Talentos Fenae/Apcef 2026 
22 de julho de 2026
Espaços Bem Viver da APCEF/RS têm vagas para o final de semana
Por Ana Leticia Sousa 20 de julho de 2026
Delegação da APCEF/RS ganha novos(as) representantes no Tênis de Quadra para os Jogos FENAE 2026
20 de julho de 2026
Abertas inscrições para classificação do Espaço Bem Viver de São Francisco de Paula para outubro
17 de julho de 2026
APCEF/RS acompanha suspensão de descontos do Saúde Caixa sobre verbas de ações judiciais
17 de julho de 2026
Convites para a comemoração dos 55 anos da Fenae e excursão estão esgotados
16 de julho de 2026
APCEF/RS lança canal oficial no WhatsApp para manter associados(as) sempre informados(as)