Inaugurado Centro de Artesanato e Hospedagem Pindó-Mirim com apoio e execução da APCEF/RS e Ong Moradia e Cidadania
O novo Centro de Artesanato e Hospedagem da aldeia Tekoá Pindó Mirim inaugurado neste domingo, 6 de abril, marca um importante avanço para esta comunidade. Como destacou a presidenta da APCEF/RS, Naiara Machado da Silva, todo o espaço foi elaborado em bioconstrução, afinado ao seu objetivo primordial, de valorizar a cultura, os saberes e o modo de vida do povo indígena. "As ações e lutas socioambientais têm sido uma importante frente da APCEF, e nos sentimos gratificados em contribuir para este belo trabalho coletivo concretizado hoje e que seguirá reverberando e fazendo a diferença na vida das pessoas", concluiu em sua fala.

O Centro de Artesanato e Hospedagem foi projetado e executado a partir de uma parceria firmada entre a Ong Moradia e Cidadania/RS e a APCEF/RS, por meio de edital da FENAE, via Movimento Solidário, que contemplou o projeto. Mediante este apoio, o coordenador da Ong Moradia e Cidadania, Artur Almeida, firmou parcerias com instituições como a Sabiá Construções Sustentáveis, que elaborou e construiu a obra, e apoios como o da ADVOCEF, ANACEF, AGECEF/RS, Sindicato dos Bancários, além de outros parceiros e apoiadores. "Uma obra executada a muitas mãos", destacou Artur emocionado com o lindo resultado deste trabalho.

O diretor Jurídico da FENAE, que é também diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum da APCEF, Marcos Todt, destacou o quanto as parcerias com a Ong Moradia e Cidadania têm sido construtivas por gerarem, além de resultados excelentes, o engajamento das nossas associadas e associados, com momentos marcantes de partilhas e vivências nas ações sociais propostas, como os mutirões para a construção do Centro de Artesanato e Hospedagem, para os quais foram todos(as) convidados a participarem, contando com excursões de ida e volta da aldeia coordenadas pela APCEF. Destacando essa atuação em rede, Todt agradeceu o apoio também de todas as demais entidades e pessoas envolvidas no projeto. Da APCEF, além dos(as) associados(as) voluntários(as) no mutirão, participaram das atividades na aldeia o codiretor de Relações Socioambientais e Bem Comum da APCEF, Geraldo Otoni, a diretora de Relações de Trabalho, Simoni Medeiros e a codiretora de Patrimônio, Michele Venzo, que é também presidenta da ANACEF.

Em sua manifestação na solenidade, o Cacique Valdecir Moreira agradeceu pelo apoio na construção desse espaço, um lugar de partilhas, aprendizados, e que que trará novas possibilidades para o seu povo trabalhar e expor suas obras artesanais. Ele convidou a todos e todas que ajudem, conhecendo e apoiando a aldeia e a cultura guarani. O Centro/Escola de Artesanato e Hospedagem da comunidade Mbya Guarani Pindó Mirim está localizado em Itapuã, no município de Viamão/RS, e nesta aldeia vivem cerca de 30 famílias.

Finalizando este dia tão especial, o Cacique convidou todos(as) os(as) presentes a participarem do ritual em agradecimento ao sol, realizado dentro da Casa de Rezo, com a com a apresentação de um coral com instrumentos típicos e uma dança ao redor da fogueira, que representa o fogo sagrado da vida. A APCEF/RS agradece a todas e todos que contribuíram nesta linda construção coletiva!

