Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS avança na sua organização
A Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS, criada no início do mês de junho, em reunião na sede da APCEF/RS, realizou nesta quinta-feira, 1º de agosto, sua primeira reunião organizativa de trabalho. O encontro aconteceu no Auditório do CPERS Sindicato, e definiu a estrutura de organização e as primeiras ações da Frente.

Ficou estabelecido que ela se organizará em três frentes: Técnico-jurídica, de Mobilização e de Comunicação. A coordenação seguirá sendo exercida pelas seguintes entidades: APCEF/RS, MST (Movimento Sem Terra), InGá (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais), Eco pelo Clima, TEMAS/UFRGS (Grupo Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade), GPOL/UFRGS (Grupo de Estudos em Economia Política e Ecologia Política), GPACE/UFRGS (Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento) e Kopa – Coletivo de Arquitetura Popular.

Na reunião, também foi decidido pela elaboração de um documento que se contraponha ao Plano de Ação Climática que está sendo divulgado pela Prefeitura Municipal, que foi elaborado antes da última enchente na capital e não contou com participação popular na sua elaboração. Além disso, foi proposta a realização de uma atividade da Frente com os moradores do Sarandi, um dos bairros mais castigados pela catástrofe climática.







