Formatura da Oficina de Gastronomia Popular e Comunitária, apoiada pela APCEF/RS
No dia 6 de dezembro, sábado, houve a formatura das alunas da Oficina de Gastronomia Popular e Comunitária, com um evento emocionante, concluindo a primeira etapa do projeto apoiado pela parceria da APCEF e da Fenae, via Movimento Solidário, com a Ong Moradia e Cidadania. A formação, que teve sua aula inaugural em 28 de março deste ano, e foi executada pela Associação Comunitária Espaço Cultural Marlon e Marcelinho, sob a coordenação de Catarina Machado e Arthur Nunes, constituindo-se em um importante espaço de aprendizado e fortalecimento para mulheres da comunidade dos bairros Rubem Berta e Mário Quintana, na zona norte de Porto Alegre.

A Associação Comunitária atua há 4 anos na comunidade Rubem Berta com projetos e ações humanitárias e, neste ano, foi contemplada pelo edital da Fenae, em parceria com a APCEF/RS e a Moradia e Cidadania, iniciando o projeto “Ciclos de Oficinas do Espaço Cultural Marlon e Marcelinho”. Tais ações reforçam a relevância deste coletivo e o seu compromisso no combate à violência contra a mulher, de fomentar ações para feminicídio zero, combate ao racismo estrutural, institucional, ambiental e à insegurança alimentar. Conforme ressalta Catarina, “o compromisso com esses temas importantes se materializam na oferta gratuita de oficinas de formação, promoção de várias palestras sobre orientações e cuidados, defesa dos direitos, geração de renda, inclusão produtiva, fortalecimento e empoderamento de mulheres e da população em situação de vulnerabilidade social na comunidade.”

No próximo ano, o projeto seguirá na segunda etapa, com a Oficina II – Tranças: fortalecimento da cultura afro, promovendo qualificação e melhoria no entendimento e conhecimento das participantes sobre auto-organização, inclusão produtiva e economia solidária. Para conhecer mais sobre os projetos do Espaço Cultural Marlon e Marcelinho, acesse o Instagram: @marlonemarcelinho. Seguimos junt@s, construindo o Bem Comum!















