14 de junho de 2024

Cozinha Solidária produziu cerca de 35 mil marmitas

Após 37 dias de incansável serviço voluntário, aconteceu ontem, 13 de junho, o encerramento da Cozinha Solidária da Apcef/RS em parceria com a Casa de Cultura e Resistência. Inaugurada no dia 8 de maio, ela teve como objetivo mitigar o sofrimento das pessoas atingidas pela tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul.

Fizeram parte dessa trajetória de amor ao próximo, empregados e empregadas da Apcef/RS, membros da diretoria, associados e associadas, representantes do Núcleo de Cultura Gaúcha, integrantes da Casa de Cultura e Resistência, além de pessoas da comunidade em geral. No total, foram produzidas e distribuídas gratuitamente cerca de 35 mil marmitas, o equivalente a mais de 800 “quentinhas” por dia.

Durante esses quase 40 dias, visitas especiais motivaram os voluntários, como a da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no dia 11 de maio, e a da coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Cecília Froemming, em 21 de maio.

Ainda, neste período, até hoje (14/06), o ginásio da Apcef cumpriu a nobre missão de servir como centro de arrecadação e distribuição de doações, onde tudo passava por uma triagem, para depois ser entregue às pessoas necessitadas. No ginásio, foram recebidas dezenas de litros d’água, por meio de doações como a de Felipe Neto e da Coalizão Negra por Direitos, além de roupas, produtos de limpeza, equipamentos, rações e outros itens mais.

AQUI você pode conferir a carta de agradecimento da Equipe da Cozinha Solidária e da Equipe do Estoque do Ginásio, enviada à Diretoria da Apcef/RS, ao Núcleo de Cultura Gaúcha e a toda equipe de empregadas e empregados da Associação.

10 de setembro de 2026
Vamos construir essa história juntos!
9 de setembro de 2026
A HORA É DE UNIDADE E MOBILIZAÇÃO!
9 de setembro de 2026
Espaços Bem Viver da APCEF/RS têm vagas para o final de semana
4 de setembro de 2026
Manifesto dos eleitos sobre o Saúde Caixa e a necessidade da participação de todos
4 de setembro de 2026
Sede da APCEF/RS em Porto Alegre está com instabilidade elétrica
3 de setembro de 2026
Conselho Deliberativo da APCEF/RS orienta mobilização e greve
3 de setembro de 2026
DEMOCRACIA SE CONSTRÓI COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E TODAS!
3 de setembro de 2026
Sede da APCEF/RS está com instabilidade elétrica
2 de setembro de 2026
Espaços Bem Viver da APCEF/RS têm vagas para o final de semana com feriadão
2 de setembro de 2026
SALVAR O SAÚDE CAIXA É UMA TAREFA NOSSA!