6 de junho de 2024

APCEF sedia a formação de Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a APCEF/RS sediou a criação da Frente Popular de Enfrentamento à Emergência Climática no RS, com o propósito de organizar uma participação ativa da sociedade civil no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul após a catástrofe climática ainda em curso.

O encontro começou com uma apresentação artística da escritora Nathy MC Poeta Desperta. Na sequência, debatedores compuseram a mesa de abertura, mediada por Marcos Todt, ex-presidente da Apcef/RS: o deputado estadual Matheus Gomes (Psol/RS), o professor Paulo Brack (InGá), Karol Almeida (Coletivo de Arquitetura Popular), Renata Padilha (Eco pelo Clima), Daniel Jeziorny (Grupo de Estudos em Economia Política e Ecologia Política - GPOL/UFRGS), Álvaro Delatorre (MST) e Naiara Machado, presidenta da Apcef/RS. Após as falas iniciais, foi realizado rico debate entre os participantes.

Estiveram presentes no evento representantes das seguintes entidades ou organizações: ABES, Afronte, Agapan, Alicerce, Andes/Ufrgs, Arca, Assms, Astec, AJD, Bancári@s Podem Mais, CSP Conlutas, Eco pelo Clima, Fetrafi, Gpol, InGá, Kopa, Laudato Si, MAM, Movimento em Defesa do Litoral Norte, MST, Preserva Zona Sul, PSTU,  Rádio Ipanema Comunitária, SerAção, Sindbancários, Temas/Ufrgs e União Nacional pela Moradia Popular.

Ao final, a Carta de Lançamento da Frente foi aprovada. Clique AQUI para ler a íntegra da carta e para ver as 27 entidades que já a subscrevem, incluindo diversos grupos de pesquisa, entidades ambientalistas e movimentos sociais.

Foi criada uma comissão provisória que será responsável por organizar a primeira reunião da Frente, em um lançamento público em data e local a serem definidos. Também foram aprovados os encaminhamentos de que a Frente seguirá aberta a novas adesões, e que trabalhará em duas frentes concomitantes: a elaboração sobre a dimensão técnica e iniciativas de adaptação e mitigação para o estado, pelos especialistas de diversas áreas que compõem a frente, e a construção de carta de reivindicações a partir de plenárias realizadas nos territórios.

20 de fevereiro de 2026
Páscoa em Família: APCEF/RS sorteia hospedagens especiais em São Francisco de Paula
20 de fevereiro de 2026
Oficinas de Espanhol
20 de fevereiro de 2026
Oficinas - Teatro
20 de fevereiro de 2026
Abertas inscrições para classificação no Espaço Bem Viver São Francisco de Paula para maio
20 de fevereiro de 2026
Oficina Literária On-line
19 de fevereiro de 2026
Espaço Bem Viver São Francisco de Paula tem vagas para o final de semana
19 de fevereiro de 2026
Convênios APCEF/RS – Serviços
19 de fevereiro de 2026
Coral da APCEF/RS
13 de fevereiro de 2026
Regional Centro da APCEF/RS celebra o Dia do Aposentado e da Aposentada com encontro especial
13 de fevereiro de 2026
Classificação para hospedagem no Espaço Bem Viver São Francisco de Paula - Abril de 2026