“Agências Singulares” seguem sendo debatidas. APCEF/RS participa de nova Audiência de Mediação sobre o tema
Foi realizada na quarta-feira, dia 14, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, uma nova audiência de mediação pré-processual, sobre a reabertura da Agência Carlos Gomes no modelo de “Agência Singular” - voltado exclusivamente ao atendimento de clientes de alta renda, no formato chamado de “agência loja”.
A exemplo da sessão realizada no dia 23 de abril, esta também foi presidida pelo desembargador do Trabalho, Alexandre Corrêa da Cruz, vice-presidente do TRT-RS. Também participaram a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, e o procurador regional do Trabalho, Marcelo Goulart, representando o Ministério Público do Trabalho.
A APCEF/RS esteve presente com a presidenta Naiara Machado da Silva, o diretor de Relações Socioambientais e Bem Comum, Marcos Todt, e o assessor jurídico trabalhista, Jeverton Lima.
Em resposta à demanda da APCEF, na reunião a Caixa apresentou proposta com melhorias na segurança da unidade em termos de tecnologia e pessoal. A Associação manifestou que está de acordo com as medidas anunciadas pela Caixa e elogiou a iniciativa, mas reiterou que não abre mão de seguir discutindo a manutenção da porta giratória ou uma outra alternativa de barreira física com detecção de metais, a fim de preservar a segurança das pessoas e, inclusive, pela necessidade de manter a sensação de segurança para os trabalhadores do estabelecimento bancário, dado o desgaste emocional decorrente da sensação de insegurança, como destacado pelo próprio MPT.
Ficou acordado um prazo para avaliação e manifestação das partes, com a mediação suspensa por 30 dias.
