4 de agosto de 2025

Vitória dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa em ações coletivas de quebra de caixa

A APCEF/RS comemora mais uma conquista significativa na luta em defesa dos trabalhadores da Caixa. As ações coletivas referentes a quebra de caixa de avaliador de penhor, caixa e tesoureiro, ajuizadas pela entidade, já estão com decisões favoráveis em terceira instância.


Com esse resultado, foi possível dar início à execução provisória, etapa que antecipa a coleta de documentos e a elaboração dos cálculos individualizados. A medida permite agilizar os trâmites, preparando desde já tudo que é necessário para que, ao final do processo, o prazo para recebimento dos valores seja também abreviado.


Com satisfação, lembramos que a APCEF/RS foi pioneira na organização e defesa dos avaliadores de penhor, uma categoria que durante muito tempo ficou invisibilizada nas ações coletivas. Essa atuação firme e dedicada garantiu uma vitória histórica, fruto do compromisso da gestão da associação com a valorização dos(as) trabalhadores (as) da Caixa.


Para inclusão na execução provisória, devem enviar a documentação os associados e associadas que exerceram as funções de avaliador de penhor ou caixa entre 2012 e hoje, desde que fossem associados à APCEF/RS no ano de 2017 — data de ingresso das ações coletivas. O material será analisado pelo escritório parceiro da entidade, Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados, responsável pelos cálculos personalizados.


Importante: Os associados(as) que exerceram a função de tesoureiros que já enviaram a documentação, não precisam reenviar, pois já foram incluídos nas execuções em andamento.


Os documentos devem ser enviados para: apcefrs2@apcefrs.org.br. Contato do Jurídico da APCEF/RS pelo Telefone/WhatsApp: (51) 3092-4355. O telefone da APCEF é (51) 3268-1611.


Documentos necessários: 

- Contracheques entre 2012 e o presente;

- Procuração assinada disponível no kit de documentos (enviado por WhatsApp, após o primeiro contato);

- Se possível, o Histórico de Função obtido pelo autoatendimento do SISRH Caixa.


Avanços também na defesa da segurança nas agências Singulares


Além da vitória nas ações coletivas, a ação da APCEF/RS também foi destaque na audiência de mediação sobre as agências Singulares, realizada recentemente no TRT-RS. A entidade pressionou a direção da Caixa por mais segurança e melhores condições de trabalho, especialmente diante da retirada de dispositivos essenciais de proteção.


Como resultado, foram apresentadas propostas com avanços importantes. A APCEF/RS reconhece os progressos, mas continua firme em sua posição: a porta giratória continua sendo item indispensável à segurança de empregados e clientes.


Assim seguimos, atuando incansavelmente em defesa do Bem Comum!


*Confira
AQUI, vídeo da diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF/RS, Simoni Medeiros.

4 de agosto de 2025
Aniversário da Fenae celebrado em grande estilo pela APCEF/RS com a Regional Passo Fundo
1 de agosto de 2025
Feira do Livro de Santa Cruz do Sul está chegando. APCEF/RS vai marcar presença!
30 de julho de 2025
Vagas nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS para o final de semana
28 de julho de 2025
Domingo foi de Feijoada do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS
24 de julho de 2025
Abertas as matrículas para o Laboratório de Criação Cênica
23 de julho de 2025
Vagas nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS de Cassino e Tramandaí para o final de semana
23 de julho de 2025
Alterações no funcionamento do Espaço Bem Viver da APCEF/RS em Tramandaí para agosto
22 de julho de 2025
É no próximo domingo: Feijoada do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS
22 de julho de 2025
Abertas inscrições para classificação do Espaço Bem Viver de São Francisco de Paula para outubro
21 de julho de 2025
Excursão vai sair de Porto Alegre para celebrar o aniversário da Fenae em Passo Fundo