Vitória dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa em ações coletivas de quebra de caixa
A APCEF/RS comemora mais uma conquista significativa na luta em defesa dos trabalhadores da Caixa. As ações coletivas referentes a quebra de caixa de avaliador de penhor, caixa e tesoureiro, ajuizadas pela entidade, já estão com decisões favoráveis em terceira instância.
Com esse resultado, foi possível dar início à execução provisória, etapa que antecipa a coleta de documentos e a elaboração dos cálculos individualizados. A medida permite agilizar os trâmites, preparando desde já tudo que é necessário para que, ao final do processo, o prazo para recebimento dos valores seja também abreviado.
Com satisfação, lembramos que a APCEF/RS foi pioneira na organização e defesa dos avaliadores de penhor, uma categoria que durante muito tempo ficou invisibilizada nas ações coletivas. Essa atuação firme e dedicada garantiu uma vitória histórica, fruto do compromisso da gestão da associação com a valorização dos(as) trabalhadores (as) da Caixa.
Para inclusão na execução provisória, devem enviar a documentação os associados e associadas que exerceram as funções de avaliador de penhor ou caixa entre 2012 e hoje, desde que fossem associados à APCEF/RS no ano de 2017 — data de ingresso das ações coletivas. O material será analisado pelo escritório parceiro da entidade, Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados, responsável pelos cálculos personalizados.
Importante: Os associados(as) que exerceram a função de tesoureiros que já enviaram a documentação, não precisam reenviar, pois já foram incluídos nas execuções em andamento.
Os documentos devem ser enviados para: apcefrs2@apcefrs.org.br. Contato do Jurídico da APCEF/RS pelo Telefone/WhatsApp: (51) 3092-4355. O telefone da APCEF é (51) 3268-1611.
Documentos necessários:
- Contracheques entre 2012 e o presente;
- Procuração assinada disponível no kit de documentos (enviado por WhatsApp, após o primeiro contato);
- Se possível, o Histórico de Função obtido pelo autoatendimento do SISRH Caixa.
Avanços também na defesa da segurança nas agências Singulares
Além da vitória nas ações coletivas, a ação da APCEF/RS também foi destaque na audiência de mediação sobre as agências Singulares, realizada recentemente no TRT-RS. A entidade pressionou a direção da Caixa por mais segurança e melhores condições de trabalho, especialmente diante da retirada de dispositivos essenciais de proteção.
Como resultado, foram apresentadas propostas com avanços importantes. A APCEF/RS reconhece os progressos, mas continua firme em sua posição: a porta giratória continua sendo item indispensável à segurança de empregados e clientes.
Assim seguimos, atuando incansavelmente em defesa do Bem Comum!
*Confira
AQUI, vídeo da diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF/RS, Simoni Medeiros.