19 de junho de 2024

Tragédia Climática: APCEF/RS tem acolhimento psicológico e atualiza benefícios solicitados à Caixa

No dia 9 de maio, a APCEF/RS buscou junto à Caixa, soluções para amparar os(as) empregados(as) com dificuldade de deslocamento, desalojados e que não tinham condições de retorno imediato ao trabalho, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. 


Participaram da reunião, representando a APCEF, Célia Zingler, diretora de Aposentados(as) e Previdência, Michele Venzo, diretora de Saúde e Relações de Trabalho, e Simoni Medeiros, diretora do Bem Comum. Pela Caixa estiveram Renato Scalabrin, da Superintendência de Porto Alegre, e representantes da CEPES de Porto Alegre e da GEMPR - Gestão de relacionamento com as entidades.


As solicitações de providências imediatas atendidas pela Caixa foram as seguintes:

- Que não fosse exigido o comparecimento, aos locais de trabalho, de empregados(as) atingidos(as) pelo desastre; 

- Que a exigência das metas de vendas e inadimplência fossem imediatamente interrompidas;

- Que fosse enviado o reforço de empregados(as)  de outras regiões, que se disponibilizaram, para realizar o atendimento à população do auxílio calamidade do FGTS.


Na reunião, também foram solicitadas soluções para auxílio financeiro e apoio psicológico, através de: 

- Pausa nos consignados;

- Auxílio calamidade sem exigência de margem, e opções de subsídios financeiros para gastos futuros com aluguel e reconstrução;

- Apoio e acompanhamento psicológico aos(às) empregados(as), nos âmbitos pessoal e laboral.


As soluções já entregues pela Caixa foram:

- Custeio imediato de estadia em hotel por 7 dias, para todos(as) os(as) empregados(as) e grupo familiar que ficaram desalojados (posteriormente foi prorrogado por mais 7 dias);

- Adiantamento de até 10 salários-padrão, parcelados em 60 meses e sem juros, para custear danos materiais graves em imóveis, móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc;

- Antecipação de até 5 APIPs, para quem não tem saldo, para viabilizar o tempo de reorganização da rotina e a correção dos danos sofridos;

- Antecipação do 13º e do Auxílio Cesta-Alimentação, para ajudar a custear itens alimentícios;

- Prorrogação/pausa em 4 meses das parcelas do Crédito Consignado para empregados(s) Caixa, de municípios afetados pelas enchentes, sem juros;

- Liberação sem custos ou limite de atendimento psicológico e psiquiátrico, pelo programa CONEXA,  de consultas online.


Vale destacar que desde 2016 a APCEF/RS disponibiliza atendimentos com a psicóloga Dra. Maria Isabel Peres Mattos, mestra e doutora em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, para realizar acolhimento e apoio psicológico. Sua atuação é marcada por uma larga experiência em diagnósticos e laudos para fins previdenciários e trabalhistas.


Este é um serviço disponibilizado sem ônus  para associados e associadas. Para usufruir do atendimento, basta solicitar autorização via APCEF através do e-mail apcefrs2@apcefrs.org.br ou pelo fone/whats 51 3092 4355. Trata-se de um serviço disponível a associados(as) de todo o estado, contando com a opção de atendimento online. Estes canais também podem ser utilizados caso precise de informações adicionais ou orientações relacionadas aos demais auxílios aqui referidos. 


Além das dificuldades pessoais e familiares, a tragédia climática ocasiona o acúmulo de longas jornadas de trabalho nas Agências da Caixa para o atendimento às pessoas e às demandas relacionadas a essa calamidade, que tem impacto coletivo, e por isso, o impacto psicológico é uma preocupação necessária.


Cuidar de quem precisa é cuidar de todos e todas!

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