12 de setembro de 2024

Sem avanços nas negociações, agora é greve!

A assembleia de ontem, dia 11 de setembro, foi marcada novamente pela falta de transparência da Caixa ao não apresentar a minuta completa para apreciação e análise dos bancários, e pela tentativa por parte do comando de aprovação de um acordo que a categoria  já rejeitou em assembleia anterior. 


O comando tenta justificar a Caixa, alegando que é desnecessária a apresentação de minuta, exigindo do bancário confiança na palavra da Caixa. Como confiar quando são justamente os representantes do comando, que relataram em assembleia que foram ludibriados pela Caixa, que a empresa publicou uma minuta de acordo em suas redes de comunicação, durante a primeira assembleia do dia 04/09, diferente do que tinham acordado em mesa?


Além desse fato, a proposta apresentada em 11 de setembro não altera em nada as  diversas cláusulas prejudiciais aos bancários, somente joga essas cláusulas  para negociação futura e isolada, com altos riscos de perdas para os bancários e sem os riscos que a atual mobilização, que  negou a proposta, representa para a Caixa. 


Assim como no caso do Saúde Caixa, onde a negociação desencontrada e a falta de compromisso em resolver as questões levaram a um acordo que onerou os bancários, a proposta atual repete a mesma estratégia de adiar e fragmentar as discussões. O único avanço oferecido é a criação de grupos de trabalho para discutir o assunto futuramente, sem garantias reais. Esses grupos de trabalho foram um dos fatores que contribuíram para a situação insustentável do Saúde Caixa.


Entre os principais problemas da proposta, destacam-se:


- A redução proporcional da gratificação salarial para quem optar pela jornada de 6 horas; 


- A mudança na compensação por quebra de caixa exigindo que o caixa executivo escolha entre receber o valor da função ou receber a quebra de Caixa;

 

- A eliminação do intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação;

 

- A falta de posicionamento efetivo sobre o teto do Saúde Caixa, que atualmente representa uma grande perda salarial para os bancários e  bancárias da Caixa;


- A falta de efetividade relacionada aos temas da FUNCEF.


A negociação entre o comando e a Caixa está marcada por uma série de retrocessos. A falta de transparência por parte da Caixa, não apresentando a minuta completa não pode ser aceita, pois desde a reforma trabalhista, onde o acordado vale mais que o legislado, assinar um acordo coletivo sem ler é como assinar um cheque em branco.


A falta de transparência compromete a capacidade dos trabalhadores de avaliar adequadamente as condições oferecidas. Sem uma minuta completa, os bancários não conseguem tomar decisões informadas e assertivas.


Portanto, é essencial que todos os bancários e bancárias se unam na greve para exigir a apresentação completa da minuta, sem retirada de direitos  e com avanços reais em cláusulas sociais e econômicas. As negociações precisam ser conduzidas com a transparência e seriedade que a categoria merece. Sem mobilização, não há como proteger nossos direitos e evitar novas perdas. A hora de agir é agora! Agora é greve!

17 de julho de 2025
Falta de informações sobre o VPN gera insegurança entre empregados(as) da Caixa
17 de julho de 2025
APCEF/RS prestigia aniversário da RadioCom
16 de julho de 2025
Vem aí o Níver Fenae em Passo Fundo com Baile Queijos e Vinhos
16 de julho de 2025
Saúde Caixa: demanda de ativos e aposentados
16 de julho de 2025
Vagas nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS para o final de semana
16 de julho de 2025
ATENÇÃO!!! Não perca a primeira Feijoada do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS
15 de julho de 2025
Classificação para hospedagem no Espaço Bem Viver São Francisco de Paula - Setembro de 2025
14 de julho de 2025
APCEF/RS participa de ato contra o PL da Devastação
9 de julho de 2025
Atenção para as vagas nos Espaços Bem Viver da APCEF/RS para o final de semana
9 de julho de 2025
APCEF/RS vai marcar presença na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
Mais Posts