23 de fevereiro de 2026

Nota conjunta das entidades representativas dos empregados da Caixa

O recente episódio envolvendo o Banco Master deixou uma lição inequívoca: quando a análise técnica é respeitada, a CAIXA é protegida. Quando alertas são ignorados, o risco recai sobre a empresa pública e, em última instância, sobre o patrimônio dos brasileiros


No caso da tentativa de aquisição de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, foram os gerentes da CAIXA, com independência e responsabilidade, que se posicionaram tecnicamente contra a operação, resguardando a instituição de riscos relevantes


A história demonstrou que estavam certos.

É exatamente por essa razão que as entidades representativas manifestam posição contrária e firme à negociação noticiada envolvendo a possível aquisição de carteira de crédito do BRB pela CAIXA


A CAIXA não pode ser transformada em instrumento de absorção de riscos alheios. Não pode assumir carteiras cuja qualidade, precificação e impactos patrimoniais não estejam absolutamente demonstrados com total transparência. Não pode, sobretudo, agir sob qualquer lógica que fragilize sua governança ou comprometa sua solidez.


Uma operação dessa magnitude exige:

• Publicidade dos critérios técnicos;

• Demonstração inequívoca de vantajosidade econômica;

• Avaliação rigorosa da qualidade dos ativos;

• Garantia de que não haverá transferência indevida de riscos para a CAIXA.


Sem esses pressupostos, qualquer movimento nessa direção é temerário.

A CAIXA é patrimônio do povo brasileiro. Sua solidez não pode ser colocada em xeque por decisões que desconsiderem o histórico recente e os alertas técnicos já registrados pelos seus próprios empregados.


As entidades reafirmam:

Defender a CAIXA é defender sua governança.

Defender a CAIXA é respeitar seu corpo técnico.

Defender a CAIXA é impedir que riscos desnecessários sejam assumidos.


Seguiremos vigilantes, firmes e atuantes para que a CAIXA permaneça 100% pública, sólida e protegida de operações que possam comprometer seu equilíbrio institucional.


Brasília/DF, 23 de fevereiro de 2026.



23 de fevereiro de 2026
Eleição para o Conselho de Administração da Caixa ocorre na próxima semana. Diretoria da APCEF/RS apoia Sandro Brito
23 de fevereiro de 2026
Saúde Caixa - Comitê de Credenciamento terá reunião na próxima semana
20 de fevereiro de 2026
Páscoa em Família: APCEF/RS sorteia hospedagens especiais em São Francisco de Paula
20 de fevereiro de 2026
Oficinas de Espanhol
20 de fevereiro de 2026
Oficinas - Teatro
20 de fevereiro de 2026
Abertas inscrições para classificação no Espaço Bem Viver São Francisco de Paula para maio
20 de fevereiro de 2026
Oficina Literária On-line
19 de fevereiro de 2026
Espaço Bem Viver São Francisco de Paula tem vagas para o final de semana
19 de fevereiro de 2026
Convênios APCEF/RS – Serviços
19 de fevereiro de 2026
Coral da APCEF/RS