Caixa 100% pública: tô contigo e não abro
Sabemos o quanto a Caixa Econômica Federal, enquanto banco 100% público, é fundamental para nosso país. A Caixa é mais do que um banco, é o principal instrumento de aplicação de políticas públicas do governo federal. Desempenha importante papel no desenvolvimento social e econômico do Brasil, é a porta de entrada do povo brasileiro para o acesso à moradia, ao crédito, à educação… e contribui para a redução das desigualdades sociais.
A utilização dos bancos públicos, em especial a Caixa, para ações anticíclicas, já que o crédito privado sempre se retrai nos momentos em que o povo – e o país - mais precisa, é um trunfo que o Brasil sempre terá com a Caixa como banco 100% público.
Precisamos proteger a Caixa de interesses privados que não dialogam com os interesses do país. Resgatar o forte debate sobre o papel dos bancos públicos, e reagir frente a propostas como as que visam enfraquecer a Caixa, como a proposta de transferência das operações das Loterias da Caixa para uma subsidiária. As Loterias da Caixa são fonte essencial de recursos para áreas vitais como esportes, cultura, segurança pública e educação, e em 2023 arrecadaram R$ 23,4 bilhões, sob administração do banco público.
Nesse contexto, a APCEF/RS chama a todos os bancários e bancárias do Rio Grande do Sul, e também a sociedade de modo geral, para o evento “Caixa 100% pública: tô contigo e não abro”. O evento contará com a presença de Rita Serrano, ex-presidenta da Caixa, e com representantes de diversas entidades estaduais e nacionais.
A atividade conta com o apoio da Advocef, AGECEF RS, Anacef, ANEAC, Audicaixa, Fenae, Social Caixa, do Sindibancários Santa Cruz , Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região e Sindicato dos Bancários do Vale Caí.
Participa! Dia 04/05, às 15h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul!
