Obra “Os Quatro Elementos do Planeta Terra” é lançada na Feira do Livro de Porto Alegre 

2021-11-11 20:24:00

Foi marcada por muita emoção a solenidade de lançamento da obra “Os Quatro Elementos do Planeta Terra”, que aconteceu de forma online, na terça-feira (9), como parte das atrações da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O trabalho reúne contos escritos por 12 alunas e alunos de mais uma Oficina de Criação Literária oferecida pela APCEF/RS, com a orientação do escritor Alcy Cheuiche. Devido à pandemia, esta foi a primeira vez que todas as aulas, que começaram em novembro de 2020, foram ministradas remotamente.

Na live, que foi transmitida pelas redes sociais da Associação, e conduzida por Alcy Cheuiche, o presidente Marcos Todt falou da importância da troca de conhecimentos que culminou na obra literária: “Além do livro ser maravilhoso, eu tenho a mais absoluta certeza que o processo foi maravilhoso também, o desenvolvimento das pessoas, a parceria, o aprendizado de cada um. É um grande orgulho dessa entidade, que busca contribuir com o Bem Comum”.
todt

A temática ecológica do livro foi destacada por Todt: “Essa obra fala da importância de outro tipo de relação entre as pessoas, e das pessoas com a natureza, que na verdade nós fazemos parte também. A natureza não é uma coisa diferente de nós. Temos de recuperar essa consciência que já tivemos no passado, que somos parte também da natureza.”

O editor do livro, Daniel Miranda, da Editora do Pampa, ressaltou o sentimento envolvido durante todo o processo: “É uma emoção muito forte. A gente trabalha junto com os alunos, desde a criação, acompanhando, fazendo todo esse trabalho, e é lindo estar na Feira do Livro lançando uma obra tão importante. Os temas são fortes, os contos são incríveis”.

Em sua fala, o representante da Feira do Livro, Isatir Bottin Filho, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, manifestou gratidão a Alcy Cheuiche: “A feira admira muito o teu trabalho, Alcy, e agradece essa paixão pela literatura e contribuição com a formação de novos escritores e leitores, personagens essenciais para que o evento siga essa missão de ser um encontro literário humanizado e democrático”.

A obra “Os Quatro Elementos do Planeta Terra” é assinada por Candida Rossetto, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Everton Araujo Pires, Irineu Roque Zolin, Lilly Lutzenberguer, Maria Paula Machado Altmann, Naiara Machado da Silva, Neli Trindade, Neusa Tolfo, Salete Maria Mattje e Tania Mendonça.

Cada autora e cada autor fez a leitura de um conto presente no livro, engrandecendo ainda mais a solenidade de lançamento, que terminou com palavras de Alcy Cheuiche, também presentes na obra, em tom de alerta: “No momento em que a fúria do lucro a qualquer custo social ameaça os quatro elementos do planeta Terra, a literatura ainda é o espaço mais livre da opinião brasileira e mundial. Não esqueçam: quem detesta a democracia, não hesitará, como no passado, em censurar, picotar, fazer fogueiras com os nossos livros”.

Confira a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ZojxPL8yGrY

Compartilhe em todas as redes!

Share by: