"Os povos ancestrais das Américas": nova oficina de escrita criativa com Alcy Cheuiche tem inscrições abertas 

2021-11-17 19:10:00

O Brasil tem assistido, nos últimos anos, ao recrudescimento das políticas de ataque aos povos indígenas – seja pelo desmonte das estruturas de proteção social, seja pela devastação dos biomas onde vivem essas pessoas, seja pela pressão que sofrem as terras demarcadas.

Concluindo mais uma Oficina de Criação Literária lançada no ano passado, com o reconhecido escritor gaúcho Alcy Cheuiche, a APCEF/RS oferta novo curso de escrita criativa: “Os Povos Ancestrais das Américas”, que tratará, com a sensibilidade da ficção, as etnias originárias do nosso continente.

O objetivo primordial será transmitir, compartilhar e aprimorar conhecimentos na arte de escrever, investindo em novas escritoras e escritores; ao final da oficina, dependendo das condições, busca-se viabilizar o lançamento de um livro de contos, com textos de todas e todos os oficinandos.

“A destruição paulatina, e a eliminação completa de muitos dos povos ancestrais das Américas custou a ser entendida por descendentes de invasores, mesmo aqueles com sangue originário por mestiçagem, porque a divulgação através de livros, jornais e, mais tarde, cinema, rádio, televisão, sempre esteve nas mãos dos grupos dominantes”, explica o escritor Alcy Cheuiche.

A oficina pretende convidar regularmente pessoas com vivência e especialistas para a valorização da cultura e da sobrevivência desses povos, para compreender e socializar o seu legado e costumes presentes em nossas vidas.

As inscrições ainda estão abertas. Você solicita participação preenchendo este formulário.

Além de colegas de todo o Rio Grande do Sul, a APCEF convida também as pessoas de outros estados que desejem participar da atividade – que, por ser realizada a distância, pode ser acompanhada de qualquer lugar. Associadas e associados, como sempre, têm vantagens para participar!

A aula inaugural, que ocorre a distância, acontece no dia 18 de novembro, das 18h às 20h. Os encontros ocorrerão todas as quintas-feiras, também das 18h às 20h, nos meses subsequentes, até o final de outubro de 2022. Caso necessário, organizaremos uma segunda turma, em dia da semana e hora a serem acertados. O número máximo de alunas/os por turma é de 15 pessoas, por ordem de inscrição.

O custo é de R$250 mensais para associados/as e R$350 para não-associados/as. Em caso de dúvidas, consulte a assessoria de Alcy Cheuiche pelo telefone (51) 99703-8175.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: