Nova sede em Santa Catarina começa a se transformar em realidade! 

2021-12-07 19:25:00

Prepare-se para construirmos juntas e juntos mais um sonho: uma nova sede no litoral sul de Santa Catarina, erguida com a premissa de entrelaçamento com o espaço natural e com baixo impacto ecológico!

Em decisão histórica, a Assembleia Geral realizada no último sábado (4) aprovou por unanimidade as premissas iniciais do Projeto Itapirubá, cujo propósito é a construção de novos espaços na sede da APCEF/RS na praia de mesmo nome, localizada no município de Imbituba, em Santa Catarina, onde atualmente há apenas estrutura para camping.

A Assembleia foi representativa, com a participação de pessoas de Bom Princípio, Crissiumal, Erechim, Giruá, Imbé, Lajeado, Mariana Pimentel, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Sapucaia do Sul, Taquara, Tramandaí e Uruguaiana.

O projeto apresentado na Assembleia foi discutido e aprovado anteriormente por toda a gestão da entidade (diretoria e conselhos). Com a aprovação por parte da Assembleia, a gestão Construindo o Bem Comum erguerá ao menos seis cabanas no local. Cada cabana terá dois dormitórios, sala, cozinha compacta e banheiro, e a cozinha coletiva do atual camping será mantida. O projeto prevê possibilidade de até treze cabanas, e de construção futura de edificação horizontal com espaço para outras doze unidades.

A Assembleia autorizou, também por unanimidade, a venda de até seis lotes do terreno em Imbituba. Foi deliberado que a totalidade dos recursos provenientes da venda dos lotes será destinada ao fundo de construção do Projeto Itapirubá.

Nas palavras do presidente da Associação, Marcos Todt, “a atual gestão trabalha desde o primeiro dia para alcançar este ousado objetivo. Seguimos fazendo história, fortalecendo nossa Associação e construindo o bem comum. Em breve, quando começarmos a usufruir deste novo espaço em Santa Catarina, lembraremos do dia de hoje, quando debatemos e aprovamos as premissas deste maravilhoso projeto que acolherá as pessoas com conforto e, ao mesmo tempo, entrelaçamento com a natureza”.

O histórico

No início do mandato, em junho passado, a gestão da APCEF constituiu um grupo de trabalho (GT) com a participação da Bravo Business - Consultoria de Expansão e Novos Negócios. Durante os trabalhos, verificou-se que a taxa de ocupação do atual camping é baixíssima. O GT elaborou uma enquete, que contou com quase trezentos participantes, cuja análise verificou que há forte interesse dos associados e associadas da APCEF gaúcha em ter uma sede em Santa Catarina. A análise dos dados demonstrou também que associadas e associados, em sua imensa maioria, não frequentam campings, e almejam lugar que ofereça, principalmente, conforto e segurança, com espaço preparado para bem receber famílias e com grande importância dada a itens como boa estrutura, acomodação e disponibilidade de internet.

Em um segundo momento, o GT agregou um importante reforço: o arquiteto Henrique Pimont, responsável pelo novo projeto da APCEF/SC em Jurerê. Pimont realizou análise do local, apresentou plano com Diretrizes de sustentabilidade do empreendimento e, com base nas premissas discutidas com o GT, formulou Memorial Descritivo com as diretrizes do Projeto Itapirubá.

Resolução 25 da CGPAR

A Assembleia também recebeu a assessoria previdenciária do escritório Ar Advocacia Humanizada, para explicar ingresso de ação judicial sobre alterações no estatuto da Funcef e regulamento do plano REG/REPLAN não-saldado determinadas pela Resolução 25 da CGPAR – a respeito da qual a assembleia também deliberou positivamente, por unanimidade.

O advogado Ricardo Só de Castro afirmou que a resolução serve para “fragilizar ainda mais a inserção de empregadas e empregados” na Fundação. A alteração do plano não-saldado, argumentou, é ilegal: “a legislação diz que vale o regulamento da data da aposentadoria”, disse.

O ingresso da ação deve ocorrer logo depois do recesso forense, em janeiro de 2022. O objetivo é manter o estatuto da Funcef no formato anterior à determinação Resolução 25 da CGPAR, exigindo voto qualificado para determinados temas, e manter também os termos do plano não-saldados tais como são atualmente, com reajuste de acordo com a política salarial do banco.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: