Obra de arte gigante, com apoio da APCEF/RS, é inaugurada na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre 

2022-01-11 17:45:00

Foi inaugurada na segunda-feira (10), a obra “Quebra Tudo Abre Caminhos”, na parede lateral do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.

A pintura foi realizada pela artista suíça Mona Caron e pelo paulistano Mauro Neri, com a colaboração de cerca de 30 artistas locais. Ela tem 65 metros de altura e 15 de largura, e utilizou mais de 100 litros de tinta. Os trabalhos começaram em novembro de 2021.

A imagem traz a figura de uma mulher negra segurando a planta Justicia gendarussa, conhecida como “quebra-demanda”, utilizada por religiões de origem africana.
Foto: Eduardo Liotti.

Na inauguração do mural, que integra o Projeto de Incentivo à Arte Urbana, desenvolvido pela ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (LAPPUS), quem representou a APCEF/RS, uma das apoiadoras da obra, foi o presidente do Conselho Deliberativo, Geraldo Xavier Brochado.

O presidente da associação, Marcos Todt, que participou do pré-lançamento, destaca: “Essa imagem, além de toda sua beleza e delicadeza, nos propõe uma reflexão sobre temas como racismo, valorização da mulher e defesa da natureza. Tudo isso, exposto em uma das avenidas mais movimentadas da capital”.

A obra de arte deve permanecer no local até dezembro de 2024, quando então será apagada ou, por iniciativa do governo do Estado, incorporada ao patrimônio.

Os artistas Mona Caron e Mauro Neri, com a modelo da pintura, Beatriz Gonçalves Pereira.
Foto: Anselmo Cunha.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: