Energia limpa e econômica: APCEF/RS terá usina solar em Porto Alegre 

2022-01-19 18:34:00

APCEF se encaminha para a autossuficiência energética de seus espaços na capital

A Associação evitará a emissão de 58,83 toneladas de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera apenas ao longo do ano de 2022 – quantidade de gases de efeito estufa que seriam neutralizadas apenas pelo plantio de 1512 árvores ao longo de 12 meses, ou caso evitasse percorrer 39221 quilômetros de carro no mesmo período. Estamos trabalhando na instalação de placas fotovoltaicas em telhados do Espaço Bem Viver – A, na zona sul de Porto Alegre.

[Texto publicado originalmente no jornal João de Barro, edição de janeiro de 2022. Na imagem, projeção da Elysia Energia Solar para a instalação dos paineis no ginásio e no prédio de apartamentos da sede em Porto Alegre]

A emissão de gases de efeito estufa pela humanidade é responsável pela crise climática cujos impactos atingem pessoas de todo o planeta – e que estão aumentando progressivamente. A produção de energia é central para reverter esse processo, e passa pela adoção de tecnologias mais limpas, que não dependam da queima de combustíveis fósseis, como é o caso da geração fotovoltaica.

Serão instalados 400 m² de paineis no telhado do Ginásio da APCEF e também no prédio onde ficam os quartos para hospedagem de associadas e associados. O conjunto de placas produzirá energia não somente para esse Espaço Bem Viver, que é composto, além do ginásio e dos quartos, por salões de festas, piscinas. A energia gerada será mais do que suficiente para contemplar toda a estrutura da Associação na Capital, incluindo o prédio do Setor Administrativo, na Sede B.

As vantagens não são somente ecológicas, mas também econômicas. A estimativa é que a geração média mensal seja de 9.200 kWh, enquanto o consumo médio da APCEF seja de 8.682 kWh – um atendimento de 105% da atual demanda da entidade.

Em comunicado conjunto, o presidente da Associação, Marcos Todt, e a vice-presidenta, Naiara Machado, afirmaram que este projeto é mais uma ação que demonstra que a entidade se fortalece de modo coerente com seus valores. A qualificação da gestão e a otimização dos recursos caminha de mãos dadas com o compromisso ecológico que tem marcado a trajetória da APCEF/RS.
Em certos meses, a geração superará o consumo, enquanto em outros, por questões sazonais, cairá a níveis inferiores, mas mantendo um saldo positivo ao longo do ano. Meses como dezembro e janeiro, com maior insolação, têm geração média prevista de quase 14 mil kWh, enquanto em junho ou julho o sistema chega a um terço desse valor. Pelo fato de a Associação instalar agora o sistema, não haverá desvantagens previstas pela nova legislação, que vai taxar a produção de energia.

O percentual de economia será de cerca de 95%, pois a APCEF pagará somente a taxa básica obrigatória definida em lei. A estimativa é que o custo da implantação seja compensado já no ano de 2024 – quando passará a gerar receitas à Associação.

O sistema será instalado pela Elysia Energia Solar, de Porto Alegre, que fornecerá todos os componentes do sistema, incluindo equipamentos, materiais e mão de obra de instalação. Todo o trabalho efetuado está de acordo com as leis aplicáveis, normas, instruções, requisitos de segurança e recomendações de fabricantes das estruturas A obra terá supervisão de um engenheiro especializado responsável pela implantação, e a entrega do sistema solar vai exigir cerca de dois meses para ser concluída. A empresa já instalou placas em indústrias, instituições de ensino, supermercados e também em residências.

A empresa, além de desenvolver o projeto do Sistema e Engenharia, também faz a aquisição dos equipamentos, que são da WEG, multinacional brasileira que é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos no mundo. Além disso, a Elysia deve fazer a regulamentação junto à concessionária, a própria instalação do sistema, o suporte e a manutenção. A estimativa é de que o material tenha vida útil de 25 anos. A solução utiliza tecnologia de alto nível e fabricantes líderes de mercado com confiáveis garantias dos produtos. Isso assegura a confiabilidade no longo prazo e ao mesmo tempo maximiza o retorno financeiro.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: