Alta prevalência de problemas de saúde mental entre a categoria bancária: vamos conversar? 

2022-02-17 18:50:00

O trabalho na Caixa está adoecendo empregadas e empregados do banco – e cada vez mais. Dados de uma pesquisa divulgada em fevereiro pela Fenae mostram que cerca de oito em cada dez pessoas relatam que a atividade laboral afeta suas condições de saúde. Não é pouco: atualmente, 6% de trabalhadoras e trabalhadores da ativa estão em afastamento por condições médicas, sobretudo por depressão, ansiedade, Burnout e síndrome do pânico.

Assédio moral, pressão por metas e jornada exaustiva se somam à gestão da pandemia por parte do banco, e os dados da pesquisa da Fenae demonstram um aumento da prevalência de problemas de saúde mental em relação ao último levantamento, de 2018.

Pensando nesse cenário, a APCEF criou neste ano um grupo de orientação para compartilhamento seguro de experiências e dificuldades, um espaço seguro para falar a respeito de questões de saúde mental.

A terapia é conduzida pela psicóloga Maria Isabel Perez Mattos, e é voltada ao público da categoria, com participação gratuita para associadas e associados. As reuniões ocorrem às 19h45 de cada quinta-feira, em um grupo online – desse modo, as pessoas podem participar de onde estiverem, em qualquer parte do Rio Grande do Sul.

Para solicitar participação, entre em contato com a profissional pelo telefone/Whatsapp (51) 98151-9947.

Além disso, Maria Isabel oferece acolhimento individual online e presencial em situações de conflito, assédio moral, estresse no ambiente de trabalho, com assistência técnica no âmbito jurídico e administrativo. Ela é psicóloga clínica de orientação psicanalítica, especialista em transtornos alimentares e obesidade, doutoranda em psiquiatria e ciências do comportamento pela UFRGS, com certificação em Psicoterapia Interpessoal em Grupo pelo IPT Institute, nos Estados Unidos.

A live Debates APCEF/RS – Ideias que TransFormam, no dia 1º de fevereiro, dedicou-se a chamar atenção para a ocorrência de condições degradantes no trabalho, e a falar também sobre o grupo terapêutico da Associação. Você pode assistir à transmissão a qualquer momento, nos canais da entidade no Facebook e no YouTube.

Você lê, no site da Fenae, acerca da pesquisa realizada pela Federação. Participaram 3034 bancários e bancárias, entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro de 2021.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: