A Síndrome de Burnout entre a categoria bancária - da psicóloga Maria Isabel Perez Mattos 

2022-03-22 19:59:00

A Síndrome de Burnout apresenta um crescimento expressivo entre bancárias e bancários, por conta do excesso de trabalho, metas inatingíveis e humilhações decorrentes de frequente assédio moral.

É um distúrbio que tem como sintomas o esgotamento físico e psicológico, a baixa realização profissional, caracterizada por sensações e sentimentos de baixa eficácia e autoestima, o distanciamento afetivo dos demais e certa insensibilidade ou perda do sentido do eu.

Desde o dia 1º de janeiro de 2022, a Síndrome do Burnout tem uma nova classificação dada pela OMS: o transtorno é considerado uma doença decorrente do trabalho, um "estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso".

O serviço de psicologia da APCEF – Rede de Proteção oferece acolhimento e orientação individual e em grupos aos bancários e bancárias associados(as) que podem estar sofrendo dessa patologia ou gostariam de prevenir sua instalação. Também oferece suporte aos demais transtornos mentais, como depressão e ansiedade, cada vez mais recorrentes na categoria.

*Texto da psicóloga Maria Isabel Perez Mattos, que presta atendimentos através da APCEF na área da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Ela é psicóloga clínica de orientação psicanalítica, especialista em transtornos alimentares e obesidade, doutoranda em psiquiatria e ciências do comportamento pela UFRGS.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: