Observatório Caixa de Joias retoma atividades em São Francisco de Paula na sexta (8) 

2022-04-07 20:01:00

A Associação direciona novamente seus olhos para o céu: volta a funcionar, na sexta-feira (8), o Observatório Astronômico-Didático Caixa de Joias, mantido pela APCEF/RS no Espaço Bem Viver de São Francisco de Paula.

A atividade marcará a retomada das atividades quinzenais no local, sob responsabilidade da Confraria Astronômica Caixa de Joias, com observações do céu noturno e divulgação desse ramo da ciência.

A sessão de observação acontece das 19h às 22h e é destinada a associadas e associados, sobretudo a hóspedes do Espaço Bem Viver. É exigido uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19.

A partir daí, as atividades passam a ocorrer nos sábados, duas vezes por mês. Para ler notícias acerca das atividades do Observatório, a Confraria criou um grupo de Whatsapp no qual as informações atualizadas sobre as atividades são publicadas, tais como agenda, condições climáticas para observação, eventos astronômicos especiais ou confirmações das sessões. Você o acessa clicando aqui. Como as observações dependem de fatores meteorológicos que podem mudar muito rapidamente, sugerimos que o grupo seja consultado.

Inaugurado no final de julho de 2018, o Observatório Astronômico Didático Caixa de Jóias conta com eventos realizados pela equipe da Confraria Astronômica Caixa de Joias, e objetiva desenvolver o interesse pela ciência entre associadas e associados da APCEF. O local fica junto ao terraço do Centro de Convivência, e está equipado com um telescópio CELESTRON de 14 polegadas automatizado.

Um observatório astronômico pode ser considerado um espaço de ensino, divulgação e popularização da Astronomia. O objetivo mais amplo é fomentar o desenvolvimento, a educação e a inclusão social por meio da Astronomia e ciências afins, utilizando a pesquisa, o ensino formal e não formal e atividades de extensão em parceria com Universidades.

Atualização: evento de reabertura adiado. Devido às chuvas em todo o Rio Grande do Sul, a ativdade do dia 8 de abril em São Francisco de Paula será remarcada. Em breve agendaremos e comunicaremos a outra data.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: