Para mostrar suas causas: APCEF apoia da Feira Bella Ciao, em Porto Alegre 

2022-05-10 15:18:00

Num belo dia ensolarado, a poucos metros da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, a APCEF/RS apresentou uma parte importante de seu ativismo cultural e de defesa da Caixa como um banco público e popular, materializados em alguns produtos. A Associação, junto com outras entidades, foi uma das apoiadoras da Feira Bella Ciao, que aconteceu no pátio do Memorial Luiz Carlos Prestes, na tarde de sábado (7).

Trata-se de um evento de apoio à economia solidária, que reuniu cerca de 60 expositores: música, moda autoral, literatura, alimentação, cerveja artesanal, arte indígena, plantas e oficinas, além de oito projetos sociais convidados.

Para além do apoio, a APCEF teve uma banca que comercializou sua tradicional camiseta “Por uma Caixa do Povo e 100% Público” – além da mais recente do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul. Também expôs os livros que são resultados das oficinas da escrita criativa da entidade, como “Água: Elemento essencial da vida”, “A Caixa é do Povo!”, “Gaia: a Mãe Terra” ou a coletânea de artigos Em Defesa do Bem Comum, organizada e editada pela entidade. Outros produtos da Loja APCEF, como a ecobag com a marca da instituição, estiveram à venda.

Estiveram presentes no evento o presidente da Associação, Marcos Todt, a vice, Naiara Machado da Silva e o conselheiro Juarez Machado de Oliveira, além de diversas associadas e associados que passaram pelo espaço da APCEF ao longo da feira.

A Bella Ciao tem o objetivo de fortalecer as trocas entre as pessoas, criada por pequenas e pequenos empreendedores, fora da lógica das grandes corporações. Em 2021, um conjunto de ativistas e coletivos realizaram duas edições do evento, que reuniram centenas de pessoas no Memorial.

A feira, através da doação de participantes, arrecadou alimentos para a cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que opera em Porto Alegre.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: