5 de junho: APCEF promove evento público no Dia Mundial do Meio Ambiente 

2022-05-24 20:57:00

No Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022 a APCEF/RS reunirá, na Usina do Gasômetro, diversas entidades e coletivos que têm a defesa da natureza entre suas pautas de atuação, para não apenas celebrar a importância da luta ecológica, mas refletir sobre as ameaças que a vida humana sofre com a atual emergência climática, em decorrência do aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa. E, justamente quando mais deveríamos adotar políticas de proteção ao meio ambiente, a legislação ambiental tem sido desmontada em nosso país e estado, para beneficiar projetos e empreendimentos predatórios da natureza.

Das 11h às 19h serão realizadas oficinas, aulas públicas e venda de produtos ecológicos, com bancas variadas das entidades e movimentos participantes. Às 16h, uma grande atração a se prestigiar: show com Nei Lisboa & Banda no palco ao lado da Chaminé do Gasômetro.

Na programação, ao meio-dia, aula pública da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan, entidade que há pouco tempo completou 50 anos de atividades com o tema "Defesa do Guaíba: Passado, Presente e Futuro."

Às 13h teremos a aula pública do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul – CCM/RS, entidade da qual a APCEF foi uma das fundadoras, e que recentemente teve importante papel no arquivamento da licença do Projeto Mina Guaíba, que extrairia carvão às margens do rio Jacuí, a cerca de 15 quilômetros de Porto Alegre. O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – Ingá terá seu espaço logo depois com uma oficina com mudas de plantas e materiais da agrobiodiversidade.

O Coral APCEF, em atividade desde 1993, sob a condução do regente João Aráujo, apresenta-se logo após, com repertório voltado para questões ambientais.

Haverá recolhimento de alimentos para as retomadas indígenas no estado, de óleo usado, pilhas, tampinhas, esponjas e sacos de ração vazios.

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho | Programação:

11h - Abertura
12h - Aula pública da Agapan
13h - Aula pública do CCM/RS
14h - Oficina do Instituto Ingá
15h - Apresentação do Coral APCEF
16h - Show com Nei Lisboa

Compartilhe em todas as redes!

Share by: