Debate e aprendizado em ação promovida pela APCEF no Dia Mundial do Meio Ambiente 

2022-06-06 20:25:00

A despeito da chuva, que impôs a suspensão de boa parte da programação de nossa atividade aberta de Dia Mundial do Meio Ambiente, uma parte importante do evento foi realizada, desde a manhã até o começo da tarde, no domingo (5), em Porto Alegre.

Foram momentos de debate e aprendizado. Às 11h, quando se realizou a abertura, as entidades participantes se reuniram no palco para conversar sobre suas pautas de atuação e essa relação com o meio ambiente.

“A gente, juntas e juntos, organizar uma atividade no Dia Mundial do Meio Ambiente, significa contribuir com uma demanda urgente, enquanto humanidade – o grande desafio do nosso tempo: construir uma outra sociedade que seja equilibrada ecologicamente, dar conta da emergência climática”, disse o presidente da APCEF/RS, Marcos Todt.

“Para além dessa urgência, é ao mesmo tempo uma alegria estar ao lado de entidades que a gente respeita tanto, e poder contribuir com a comunidade de Porto Alegre Estamos aqui para celebrar, mas também para fortalecer, em coesão. Nós da APCEF somos parceiros e parceiras para isso”, prosseguiu.

Mesmo sob crescente chuva, o público esteve atento à aula pública da Agapan. que chegou a ser realizada – antes disso, a Associação prestou uma homenagem à entidade ambiental, que em 2021 completou 50 anos, ocasião na qual não se pode comemorar seu aniversário presencialmente. A diretora de Formação para o Bem Comum da APCEF, Cristina Gularte, entregou ao presidente da Agapan, Heverton Lacerda, uma placa caracterizando-a como “entidade pioneira no ambientalismo brasileiro.

O restante da programação, incluindo o show de Nei Lisboa & Banda, a apresentação do Coral APCEF, e as oficinas de diversas entidades, precisou ser cancelada, além de um flashmob organizado pelo Núcleo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre e Movimento Preserva Zona Sul, com 120 pessoas voluntárias.

A APCEF agradece a todas e todos que vieram. Às entidades que apoiaram o evento, nosso muito obrigado!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: