A questão indígena e a violação dos direitos humanos no Debates APCEF desta terça-feira (21) 

2022-06-21 18:01:00

O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips expuseram ao mundo, mais uma vez a, violação de direitos humanos no Brasil. Ainda que a violência contra os povos indígenas – e também contra quem os defende ou reporta tais condições – seja uma triste rotina que arrasa o país desde a dominação europeia, a morte de dois ativistas respeitados gerou comoção e acendeu o sinal de alerta a respeito dessa circunstância.

Uma investigação recente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostrou o crescimento de 61% de assassinatos de indígenas no último ano. Intensificam-se as ações para atacar as terras demarcadas e colocá-las à disposição do agronegócio, do garimpo ou de outras atividades predatórias.

O Debates APCEF – Ideias que TransFormam desta terça-feira (21) se dedica a discutir esse tema. Receberemos o cientista social e indigenista João Maurício Farias, do Observatório Indigenista; o professor José Maria Trajano Vieira, doutor em antropologia pela Unicamp e professor da Universidade Federal do Amazonas; e o coordenador da regional Sul do Conselho Indigenista Missionário, Roberto Liebgott.

A live é transmitida às 19h, através dos canais da APCEF/RS no YouTube e no Facebook.

A série é veiculada nas primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com a participação de autoridades em cada assunto que é debatido. Nas primeiras terças, nós dedicamos esse espaço para falar sobre temas de interesse do corpo associativo e da categoria bancária. Já nas terceiras terças, nós trazemos temas mais abrangentes e de interesse geral de toda a sociedade.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: