Caminhadas Turísticas de Verão do Programa Viva o Centro a pé começam neste sábado 

2011-01-04 21:56:27

Nos meses de janeiro e fevereiro, o programa Viva o Centro a Pé irá retomar as Caminhadas Turísticas de Verão, que tiveram sua primeira edição nos dois primeiros meses deste ano. Conduzidos por um guia de turismo, que repassará informações históricas e curiosas sobre os locais visitados, os participantes irão conhecer prédios, monumentos, equipamentos culturais e áreas verdes que são atrativos turísticos e fazem parte do patrimônio cultural e ambiental da cidade. Além disso, em cada edição, sempre haverá visitação interna a um equipamento. A realização é das secretarias municipais de Turismo, Planejamento Municipal e Cultura, Viva o Centro e Gabinete da Primeira-Dama.

O calendário e os roteiros das Caminhadas Turísticas de Verão 2011 já estão definidos. Elas ocorrerão sempre em sábados, com início às 10h e duração média de duas horas. A primeira edição será dia 8 de janeiro, com o "Roteiro Redenção". Entre outros pontos, serão visitados o Monumento ao Expedicionário, o espelho d'água, os recantos Alpino e Oriental, o Orquidário e o Mini Zôo. O local de saída do grupo será o Serviço de Atenção ao Turista (SAT), localizado na loja 11 do Mercado do Bom Fim, Parque da redenção.


Neste sábado, passeio no Parque da Redenção
Foto: Ricardo Stricher/Arquivo PMPA


As edições seguintes, sempre com roteiros diferenciados, ocorrerão dias 22 de janeiro, 19 e 26 de fevereiro. Interessados em conhecer mais e melhor os atrativos turístico que a Capital oferece já podem fazer sua inscrição pelo telefone 3333-1873, ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O ingresso será a doação preferencial de um quilo de feijão, arroz, óleo ou farinhas, que deverá ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas ao município.

8 de janeiro: Roteiro Redenção

Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Mercado do Bom Fim (Av. Osvaldo Aranha, s/n°, loja 11 – Parque Farroupilha). Atrativos: Monumento ao Expedicionário, Espelho d’água, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Orquidário, Mini Zôo entre outros. Visitação interna: local a confirmar.

22 de janeiro: Roteiro comemorativo aos 150 anos do Pe. Landell de Moura

Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Centro Histórico (Mercado Público Central – loja 99, térreo). Atrativos: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Viaduto Otávio Rocha, Catedral Metropolitana, Cúria Metropolitana, residência de Antônio Chaves Barcellos, Instituto Histórico e Geográfico. Visitação Interna: local a confirmar.

19 de fevereiro: Roteiro Cidade Baixa

Saída: 10h, do totem do Caminho dos Antiquários (Rua Demétrio Ribeiro, em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Atrativos: Caminho dos Antiquários, Praça dos Açorianos, Monumento Mãe Bebê, Instituto Pão dos Pobres, Travessa dos Venezianos, Casa Chico Lisboa.
Visita Interna: local a confirmar.

26 de fevereiro: Roteiro Territórios Negros

Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Linha Turismo (Travessa Do Carmo, 84 – Cidade Baixa)
Atrativos: Largo Zumbi dos Palmares, Museu Joaquim José Felizardo, Ginásio Tesourinha, Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues.

Fonte: Fonte: SMC

Compartilhe em todas as redes!

Share by: