Público do Cinebancários aumenta mais de 50% no último ano 

2011-01-05 16:59:21

Além do prêmio Destaque Gaúcho, concedido pela Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) no começo do último ano, o CineBancários comemorou em 2010 um crescimento de mais de 50% no público em relação a 2009. Só em 2010, mais de 15 mil pessoas passaram pela sala do SindBancários.

As melhores marcas foram o Fantaspoa, que trouxe ao CineBancários 2.818 espectadores em 58 sessões, com média 48,5 pessoas por filme,e o CineTerapia, que em dez sessões atraiu 700 pessoas. A meta para 2011 é chegar aos 40 mil telespectadores.

O CineBancários no ano

Da crítica ao capitalismo, passando pelo cotidiano dos índios brasileiros e os dilemas enfrentados pelos homossexuais, todos os temas tiveram espaço na sala, oportunizando à reflexão. E o público compareceu, viu e aproveitou a seleção de filmes, muitos deles exibidos gratuitamente.

A primeira atração de 2010 foi a mostra Outros Mundos, que integrou a programação do Fórum Social Mundial. Em março, a mostra Mulheres no Front (com apoio da APCEF/RS) trouxe filmes que celebram a capacidade feminina para a luta em momentos extremos, alusiva ao dia 8, Dia Internacional da Mulher.

A questão ambiental foi recuperada na Terra em Transe, e a Saúde na Tela colocou em debate o alcoolismo e o sistema de saúde. Os idosos foram homenageados pela Terceira Idade Não é Ficção. Outros assuntos, como a vida nas favelas, foi revelada pelo elogiado Inquilinos, de Sérgio Bianchi, e a maior festa popular do País ganhou espaço com a mostra Tempo de Carnaval.

Entre os convidados do último ano, estiveram o cineasta Silvio Tendler, que veio para lançar Utopia e Barbárie, e o dançarino Bayard Tonelli, que participou da estreia do documentário Dzi Croquettes. Os gêneros cinematográficos também ganharam destaque. Enquanto o consagrado Fantaspoa reuniu filmes “fantásticos”, a mostra Os Melhores do Western ofereceu ao público antigos clássicos do faroeste.

O CineTerapia e CineClubeZH tiveram apoio do CineBancários. Ainda passaram pela sala o Festival de Verão e o II Festival do Juri Popular, apresentando uma incrível variedade de filmes, o CLOSE - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual - e o 4º Festival Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência.

Fonte: SindBancários

Compartilhe em todas as redes!

Share by: