Caixa Econômica Federal completa um século e meio hoje 

2011-01-12 17:33:31

Reconhecida no Brasil e no mundo como instituição financeira sólida e de forte vocação pública, a Caixa Econômica Federal, ao completar um século e meio de serviços prestados à nação brasileira, mescla sua história aos últimos 150 anos da história do país.


Reconhecida no Brasil e no mundo como instituição financeira sólida e de forte vocação pública, a Caixa Econômica Federal, ao completar um século e meio de serviços prestados à nação brasileira, mescla sua história aos últimos 150 anos da história do país. A partir do dia 12 de janeiro de 2011, data do aniversário, a Caixa, que conta hoje com mais de 83 mil empregados, inicia as festividades, para celebrar a importância da empresa na sociedade brasileira.

Parceira estratégica do Estado brasileiro, a Caixa é agente de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento do país, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que atingiu, no final de 2010, a marca de 1 milhão de moradias contratadas. Além disso, o banco operacionaliza programas de distribuição de renda e proteção social como o Bolsa Família, o PIS e o Seguro Desemprego.

Hoje, o banco é líder do segmento de poupança, com 34% de participação no mercado e, no ano de 2010, ultrapassou a marca 40 milhões de contas ativas, com uma captação líquida de R$ 13,1 bilhões. O saldo total chegou a R$ 129 bilhões.

Ao completar o sesquicentenário, a rede da Caixa é composta por 2.104 agências (966 com Penhor), 528 postos de atendimento bancário, 1.444 postos de atendimento eletrônico, 21.692 correspondentes não lotéricos, 10.657 casas lotéricas, 22.113 pontos de autoatendimento, em 2.622 salas contíguas às agências e mais 436 equipamentos em 126 salas de autoatendimento não contíguas. Além da rede do Banco 24 horas com 10.145 equipamentos, à qual a Caixa também é associada.

Embora esses números sejam motivo de comemoração, uma dura realidade é enfrentada no dia-a-dia dos empregados da insituição: a falta de empregados(as) ocasiona uma má condição de trabalho, sobrecarregando os trabalhadores e gerando longas filas, o que penaliza clientes e usuários(as). Além disso, acontecem discriminaçõe contra empregados, que estão na luta pela Isonomia, PCS digno e melhores condições de trabalho. Isso sem contar as metas abusivas e o ambiente de insegurança gerado pela reestruturação, que trouxe instabilidade ao ambiente de trabalho.

Através do movimento associativo, a APCEF/RS busca congregar os empregados(as) da Caixa e comemora em sua história lutas e conquistas em defesa dos empregados(as). Na nossa memória coletiva são muitos os momentos registrados: as lutas, greves, manifestações, campanhas salariais, atividades esportivas e culturais, confraternizações e vitórias.

Mas ainda há muito o que conquistar, como elucida o diretor de Relações de Trabalho da APCEF/RS e representante gaúcho na CEE Caixa, Marcelo Carrión: "Precisamos combater a discriminação a grupos de colegas, Reg/Replan, assim como devemos lutar pela democratização de gestão na empresa e transparência nas negociações e diálogos entre o banco e seu funcionalismo. Além disso, o assédio moral e as metas abusivas precisam ser combatidas para que haja um ambiente de trabalho saudável e que estimule os empregados a realizar suas funções de maneira satisfatória”.

Fonte: Assesoria de imprensa da Caixa com informações de Fetrafi-RS e edição de APCEF/RS.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: