Em defesa dos direitos de povos originários, indígenas realizam ato em Porto Alegre na quinta-feira (23) 

2022-06-22 18:55:00

Os povos Kaingang, Mbya Guarani, Charrua e Laklãnõ-Xokleng de Porto Alegre e da Região Metropolitana convidam para um ato que acontece na quinta-feira (23), em justiça de Bruno Pereira, Dom Phillips e todas e todos que morreram em defesa da vida e dos direitos dos povos originários.

Em Porto Alegre, o protesto acontecerá às 15h, na Esquina Democrática. A APCEF convida a associadas e associados para que participem do ato.

Em pauta está também o processo do “marco temporal” das terras indígenas. De acordo com essa tese, somente as áreas ocupadas ou reivindicadas pelos povos nativos até a promulgação da Constituição de 1988 poderão ser considerados territórios indígenas.

A Associação abordou, na terça-feira (21), na sua live quinzenal do projeto Debates APCEF – Ideias que Transformam, a violação de direitos dos povos indígenas no Brasil. Recebemos o cientista social e indigenista João Maurício Farias, do Observatório Indigenista; o professor José Maria Trajano Vieira, doutor em antropologia pela Unicamp e professor da Universidade Federal do Amazonas; e o coordenador da regional Sul do Conselho Indigenista Missionário, Roberto Liebgott.

A live, transmitida através dos canais da APCEF/RS no YouTube e no Facebook, segue em destaque nesses canais da entidade, para que você as assista a qualquer momento.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: