APCEF/RS entrega donativos a indígenas da Retomada Konglui, em São Francisco de Paula 

2022-06-23 16:28:00

A APCEF/RS entregou, na segunda-feira (20), uma série de doações a indígenas da retomada Konglui, em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra.

Atualmente vivem 38 pessoas da comunidade Xokleng no local, incluindo 15 crianças, que se encontram às margens de uma rodovia, sem acesso à terra ou a recursos ambientais que lhes possam promover a subsistência. A retomada Konglui, em dezembro de 2020, ocupou uma área na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, mas, como a justiça decidiu pela reintegração de posse, a população se retirou voluntariamente.

“Apoiar as populações indígenas, sobretudo neste momento que atravessamos no país, é fundamental. Para além de donativos, devemos mais ainda participar das lutas em defesa dos direitos dos povos originários. Compreender suas pautas, respeitar o modo de vida de cada população, contribuir politicamente”, afirma a diretora do Bem Comum na Associação, Cristina Gularte.

A comunidade Xokleng reivindica essa região de mata nativa, atendendo ao chamado de ancestrais para a proteção do território. Entretanto, o governo federal concedeu, em julho de 2021, a Floresta Nacional à iniciativa privada.

Os donativos – entre alimentos e itens de higiene – foram recolhidos pela APCEF em eventos recentes. Uma parte foi arrecadada no Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado pela Associação no dia 5 de junho, em Porto Alegre.

Outra arrecadação importante veio de atletas do futsal masculino da entidade, que realizaram, com a Diretoria de Esportes da APCEF, um torneio cuja inscrição era de 20kg de alimentos por equipe. A atividade aconteceu no Ginásio da Sede A, na Capital, no dia 30 de abril, objetivando a preparação para os Jogos Fenae/Apcef.

Uma contribuição extra veio da Associação, com mais produtos essenciais.

A APCEF incentiva que associadas e associados realizem doações ao povo da retomada Konglui, através de transferências bancárias para o pix culungteie@gmail.com.

*Com informações da Regional Sul do Conselho Indigenista Missionário.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: