Coordenação dos Movimentos Sociais do Brasil elabora carta ao Fórum Social Mundial 2011 

2011-02-03 21:02:55

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), integrada por entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), elaborou manifesto aos participantes do Fórum Social Mundial 2011, evento que será realizado em Dakar, no Senegal, entre os dias 6 e 11 de fevereiro. O documento reafirma o compromisso histórico e solidário dos movimentos sociais brasileiros com as lutas do povo africano pelo fim do colonialismo, contra a militarização, patriarcado, pelos direitos dos migrantes e soberania.

Para a CMS, o mundo está com os olhos sobre o continente africano. E acrescenta: “As heróicas jornadas de lutas que ocorrem na Tunísia, Jordânia e Egito, contra as ditaduras mantidas com o apoio das grandes potências, são um exemplo das mudanças pelas quais passa o continente. Já repleto de simbolismo, o Fórum Social Mundial torna-se palco da solidariedade aos povos em luta pela construção de uma nova realidade política no continente africano, com governos democráticos que afirmem a soberania popular e não transformem seus países em marionete dos interesses externos”.

O manifesto da CMS Brasil conclama os participantes do Fórum Social Mundial a debaterem estratégias e a construírem convergências, organizando uma nova jornada de lutas globais contra a crise, a militarização, o neocolonialismo, as mudanças climáticas e os direitos dos povos e nações. Durante o FSM 2011, entidades de vários países vão realizar a Assembleia Mundial dos Movimentos Sociais, ocasião em que será definido um calendário de lutas onde caibam todos os trabalhadores, sinalizando amanhã de justiça, solidariedade, independência e paz.

Fonte: Fenae

Compartilhe em todas as redes!

Share by: