Nota de solidariedade ao socioambientalista Thiago Ávila 

2022-07-11 20:57:00

A APCEF/RS repudia veementemente a tentativa de criminalização do ativista socioambiental Thiago Ávila. Ele está sendo atacado por fazer o certo: tentou impedir a demolição de uma escolinha construída por professoras voluntárias, que atendia crianças que não possuíam nem mesmo energia elétrica, para além do despejo ilegal de diversas famílias catadoras de materiais recicláveis no Distrito Federal, em pleno auge da pandemia.

Esse despejo desrespeitou a legislação distrital (Lei 6657/20 do DF), que proibia desalojamentos durante a pandemia.

Ávila foi palestrante em uma edição do Líder A, o curso de formação de novas lideranças da APCEF/RS. O evento, realizado em 2019, teve como título “Defender os Bens Comuns e transformar o mundo: diálogos para a ação”. Conhecemos a generosidade das ideias e o comprometimento do Thiago com a luta contra a destruição da natureza e pelo Bem Comum, inclusive pela sua experiência de criação dos maravilhosos Mutirões do Bem Viver e das Comunidades Agroecológicas.

Nos próximos dias, o processo terá sua sentença, podendo levar Ávila à prisão por até três anos. Entendemos esse processo como mais uma tentativa de desqualificação das suas lutas. Basta das perseguições a que são vítimas ativistas socioambientais em nosso país, muitas e muitos deles assassinados, como demonstra o caso de Bruno Pereira e Dom Philips.

Como uma entidade que tem compromisso com o Bem Comum e a preservação ambiental, fazemos questão de prestar publicamente nossa solidariedade a Thiago Ávila e divulgar o abaixo-assinado em seu favor. Assina, divulga, compartilha!

Thiago Ávila concedeu, em 2019, entrevista ao programa APCEF em Ação - assista aqui.

Leia mais aqui: Thiago Ávila sofre tentativa de criminalização por defender a natureza - ONDAS - Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (ondasbrasil.org)

Subscreva aqui o abaixo-assinado!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: