Comitê Estadual em Defesa da Água Pública teve lançamento oficial 

2011-03-26 17:07:52

Nem mesmo a chuva que caia na Capital Gaúcha na sexta-feira, dia 18, por volta das 14 horas, impediu os cerca de 800 manifestantes de caminhar da Usina do Gasômetro até a Esquina Democrática.
Nem mesmo a chuva que caia na Capital Gaúcha na sexta-feira, dia 18, por volta das 14 horas, impediu os cerca de 800 manifestantes de caminhar da Usina do Gasômetro até a Esquina Democrática.



Manifestantes em Marcha pela água pública

A organização, que aglutina diversas forças sindicais e sociais, tem como principal objetivo barrar o processo de privatização da água e do serviço de saneamento que vem sendo executado em muitos municípios gaúchos. Liderado pelo Sindiágua RS, o comitê conta com a APCEF/RS na linha de frente desta campanha. A entidade tem participado de todos os movimentos para barrar o processo de privatização da água, como o que ocorreu em Santa Cruz do Sul.

Poderosas empresas se organizam para disputar nos municípios gaúchos a gestão dos serviços de água e saneamento. As prefeituras tem orquestrado o discurso de “municipalização dos serviços, que na verdade, é o caminho para a privatização”. Segundo a diretora presidenta da APCEF/RS, Célia Zingler: “A água é um bem essencial à vida e não pode ser alvo de negócios e da ganância de grandes empresas.”

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz, um dos coordenadores do Fórum Municipal em Defesa da Água Pública, que realiza a mobilização em Santa Cruz, Afonso Schwengber, completa: “Aqui só conseguimos evitar que a Prefeitura entregasse a nossa água porque fomos para a rua e nos mobilizamos e essa será a nossa prática em todo e qualquer lugar que estiver no mesmo caminho”.


O vice-presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, fazendo o uso da palavra durante a manifestação na Esquina Democrática
Crédito fotos: Vilmar Carvalho/Interlig

A criação do comitê visa ainda desenvolver uma campanha estadual pela manutenção da água como um bem da humanidade, que não pode ser transformado em mercadoria. Inclusive, na Esquina Democrática foi instalado um balão de quatro metros de altura em forma de privada com o seguinte slogan: Querem colocar toda nossa água na privada. A peça publicitária deverá percorrer o RS.

Matéria realizada em parceria com a jornalista Patricia Schuster

Compartilhe em todas as redes!

Share by: