Entre o Sena e o Guaíba: sessão de filme em francês dia 4 de abril 

2011-03-28 21:34:50

Na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, os(as) oficinandos(as) do Projeto Entre o Sena e o Guaíba - Oficina Literária Português/Francês terão uma atividade muito especial: uma sessão de cinema em francês, no Cinebancários, às 19h.

O filme escolhido foi Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, uma co-produção entre França e Irã do ano de 2007, indicada ao Oscar e premiada pelo júri no Festival de Cannes. Após a sessão, acontecerá um debate com o diretor Cultural da APCEF, crítico de cinema e cineclubista Paulo Daisson Casa Nova e o escritor e professor da Oficina Literária Alcy Cheuiche.

A atividade terá entrada franca e é aberta a toda a comunidade, respeitando a lotação do espaço, de 81 lugares.

Sinopse

“Persépolis” (Persepolis) é uma história comovente de uma jovem que cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos precoces e sinceros de uma menina de nove anos chamada Marjane que vemos as esperanças de um povo golpeado pela tomada do poder pelos fundamentalistas – obrigando o uso do véu pelas mulheres e encarcerando milhares.

Brilhante e destemidamente, ela torna-se mais esperta que os “guardiões sociais” e descobre o punk, os grupos Abba e Iron Maiden. Mesmo quando o seu tio é insensatamente executado e as bombas caem ao redor de Teerã na guerra Irã/Iraque, o medo diário que atravessa as vidas daqueles que habitam o Irã é visível e palpável. Conforme ela vai ficando mais velha, a ousadia de Marjane causa em seus pais uma preocupação muito grande em relação à continuidade de sua segurança.

Serviço:

O quê: Sessão de cinema comentada no Sindbancários - atividade do Projeto Entre o Sena e o Guaíba
Quando:4 de abril, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Cinebancários (Rua General Câmara, 424-Centro).

Compartilhe em todas as redes!

Share by: