Radar: Seminário nesta sexta - O mundo do trabalho e as mulheres 

2011-04-14 16:06:17

A Marcha Mundial das Mulheres realiza nesta sexta-feira, dia 15 de abril, o seminário estadual “O Mundo do Trabalho e as Mulheres: Uma Critica à Sociedade de Mercado”. O evento será realizado na sede da AFOCEFE, entidade representativa dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento será realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), Rede Economia e Feminismo (REF), Sind Bancários,CUT e a Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) e tratará de temas como a divisão sexual do trabalho, as diferenças salariais entre homens e mulheres e ainda sobre o trabalho e a vida das mulheres.

Segundo a coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres no RS, Cláudia Prates, o trabalho é um dos quatro eixos da plataforma de ação da marcha para os próximos cinco anos. “Estamos vivenciando um momento favorável para avançar em relação às políticas públicas voltadas para as mulheres de maneira geral. Convocamos esta atividade para discutir uma das questões centrais ligadas à desigualdade de gênero. Debater sobre o trabalho é imprescindível para análise do papel das mulheres na sociedade e para sua inserção nos espaços de decisão. Não basta criticar a sociedade de mercado que nos é imposta, mas ter propostas alternativas”, argumenta Cláudia.

A diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, explica a importância da participação de várias entidades na organização do seminário. “Mais do que nunca precisamos debater, qualificar nossa formação feminista e principalmente, nos organizar para garantir os espaços das mulheres no mundo do trabalho. Elaboramos a programação do seminário de maneira conjunta, considerando os enfoques mais pertinentes diante desta temática. Com isso, queremos garantir um evento plural e enriquecedor a todos os participantes”, enfatiza a dirigente.

Durante o seminário será apresentada pesquisa da FEE intitulada “Mulher e Trabalho”, pela economista Irene Galeazi e ainda, após o evento será realizado o lançamento do caderno “Cuidado, Trabalho e Autonomia das Mulheres: Um retrato da realidade das mulheres no mercado de trabalho no Brasil e no mundo”, organizado por Nalu Faria e Renata Moreno, uma das painelistas do Seminário, da Sempreviva Organização Feminista (SOF). Ainda no dia 15 será exibido o documentário Mulheres Invisíveis da SOF.

Confira a programação do seminário:

15 de abril:

Seminário Estadual
“O Mundo do Trabalho e as Mulheres: Uma Crítica á Sociedade de Mercado”
Local: AFOCEFE | Rua dos Andradas, 1234 – 21ºandar | POA-RS
Horário: 8h30 às 18h
Entrada Franca

8h30: Credenciamento
9h: Abertura Política
9h30: Painéis
- Pela autonomia econômica das mulheres | Renata Moreno - Socióloga, Técnica da Sempreviva Organização Feminista (SOF), militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e da Rede Economia e Feminismo (REF)
- Por igualdade no trabalho - Instrumentos para a igualdade de remuneração entre homens e mulheres | Rosane Silva - Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT.

11h: Debate

12h30 às 13h30: Almoço

14h: Painéis
- Pesquisa Mulher e Mercado de Trabalho na RMPA | Irene Galeazzi - Economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE)
- Mulher e Desenvolvimento – A experiência das Mulheres | Glaucia Morelli - Presidenta da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB)

16h: Debate

17h: Lançamento da nova edição dos Cadernos Sempreviva "Cuidado, trabalho e autonomia das mulheres" um retrato da realidade das mulheres no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Organizado por Nalu Faria e Renata Moreno, a nova edição dos Cadernos traz artigos de Helena Hirata, Bila Sorj, Adriana Fontes e Jacqueline Heinen, sobre temas como políticas familiares sobre o comunismo, práticas do care, impacto de políticas públicas no trabalho das mulheres, entre outros.

18h: Coquetel de Encerramento

Fonte: Fetrafi-RS

Compartilhe em todas as redes!

Share by: