Confira como foi a aula inaugural da Oficina de Maquiagem Cênica! 

2011-04-14 22:00:00

No início da noite de ontem, quarta-feira, dia 13 de abril, o amor ao teatro levou os(as) oficinandos(as) ao Centro Cultural Companhia de Arte para uma atividade diferenciada: a Oficina de Maquiagem Cênica, promovida pela APCEF/RS!
No início da noite de ontem, quarta-feira, dia 13 de abril, o amor ao teatro levou os(as) oficinandos(as) ao Centro Cultural Companhia de Arte para uma atividade diferenciada: a Oficina de Maquiagem Cênica, promovida pela APCEF/RS! As aulas, ministradas pela atriz, professora de teatro e bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS, Sandra Loureiro, objetivam dar noções básicas de caracterização da personagem através da maquiagem, que é um dos elementos visuais fundamentais de um espetáculo, auxiliando na montagem do jogo cênico.


Paixão pelo teatro reuniu integrantes do Grupo Teatral da APCEF/RS, Caixa de Pandora, para aprender novas técnicas de caracterização através da maquiagem

Nas palavras do diretor Cultural da APCEF/RS, Paulo Casa Nova, o início da oficina de maquiagem da APCEF/RS marca o aprofundamento do compromisso do Grupo de Teatro Caixa de Pandora com o projeto da peça sobre os açorianos: "O saber teatral dos(as) componentes do grupo amadurecerá com o estudo e o ensaio: o fruto será saboreado quando a peça estrear, estimadamente entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2012."


Na foto, a ministrante Sandra Loreiro e o diretor Cultural Paulo Casa Nova, apresentando as atividades aos(às) oficinandos. Ao lado da ministrante (sentada à direita), a coordenadora do Grupo Caixa de Pandora, Claci Bassani

Segundo Claci Bassini, coordenadora do Grupo Teatral Caixa de Pandora, a oficina acrescenta ao grupo e ajudará na criação dos personagens da próxima peça: "Nesta primeira aula, já tivemos a demonstração das técnicas de envelhecimento pela maquiagem. O diferencial da oficina é poder aplicar as técnicas aprendidas, e poder utilizar na criação dos personagens, já inserindo o que se aprendeu na Oficina para a caracterização."


A ministrante Sandra Loureiro ensinando e aplicando as técnicas de maquiagem para os(as) oficinandos(as)

Nas próximas aulas, serão abordadas técnicas como colocação de pêlos para criação de barbas, bigodes e sobrancelhas; alterações de fisionomia através de elementos anexados ao rosto do ator (postiços); receita de sangue cênico, pintura representando traumas, cortes e hematomas, representação de queimaduras através de colagem e pintura. No último encontro, os(as) oficinandos(as) são convidados(as) a fazerem a caracterização de um personagem, de forma livre.

Maiores informações com o setor cultural da APCEF/RS, através do telefone (51) 3268-1611 ou pelo email cultural@apcefrs.org.br.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: