Alunos(as) aprimoraram seus conhecimentos de caracterização de personagem na Oficina de Maquiagem Cênica! 

2011-06-03 17:25:53

Os(as) alunos(as) da Oficina de Maquiagem Cênica, ministrada pela professora Sandra Loureiro e organizada pela APCEF, tiveram sua atividade de encerramento no dia 18 de maio. No último encontro do grupo, a proposta era a caracterização de um personagem, de criação livre, onde todos(as) puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas.


Oficinandas na aula de encerramento, com a professora Sandra Loureiro

Segundo a coordenadora do Grupo Teatral Caixa de Pandora, Claci Bassani, a experiência da Oficina foi muito agradável e uma maneira fácil de se aprender os "truques" de caracterização de personagens. E os conhecimentos aprendidos serão aplicados nos próximos projetos do grupo: "Com certeza os conhecimentos adquiridos nessa oficina serão muito utilizados na criação e caracterização de personagens nos novos projetos que o grupo terá pela frente, assim como ajudará a qualificar a maquiagem dos personagens dos projetos em que já atuamos. É um conhecimento adquirido que nos qualifica ainda mais como ator e atriz. O grupo agradece a APCEF pela oportunidade de participação do evento e também a Professora Sandra Loureiro, pelo seu conhecimento e empenho com o grupo."


A professora Sandra Loureuiro aplicando a maquiagem na oficinanda

Nas aulas, os(as) alunos trabalharam técnicas de envelhecimento, em especial, na maquiagem caracterizando mãos idosas. Além disso, também foram trabalhadas as técnicas como colocação de pêlos para criação de barbas, bigodes e sobrancelhas; alterações de fisionomia através de elementos anexados ao rosto do ator (postiços); receita de sangue cênico, pintura representando traumas, cortes e hematomas, representação de queimaduras através de colagem e pintura.

Para a oficinanda Valéria Bassols, o trabalho foi proveitoso: "Aprendemos e executamos técnicas de maquiagem para envelhecimento, machucados, estilos de sobrancelhas, postiços...Com certeza vamos utilizar nas próximas criações de personagens. Existe muita coisa ainda para aprendermos, pois a maquiagem oferece infinitas possibilidades. Entretanto, levando-se em conta a carga horária do curso proposto, o conteúdo apresentado nos deu uma base muito boa. Quanto à ministrante, Sandra Loureiro, tenho a dizer que ela foi muito comunicativa e disponível com o grupo, tornando o curso muito dinâmico e agradável."


Demonstração de técnicas de envelhecimento em maquiagem de mãos

O resultado do trabalho foi bastante positivo. O diretor Cultural da APCEF/RS, Paulo Casa Nova, comenta a satisfação e o empenho do grupo: "A oficina de maquiagem cênica foi o primeiro momento, neste ano, em que os componentes do Grupo de Teatro Caixa de Pandora tiveram a oportunidade de aprofundar a experiência do Teatro. E eles - e elas - aproveitaram ao máximo! Tive a rara oportunidade de vê-los na formatura, e ao longo de duas horas, testemunhei a transformação que cada aluno conseguiu realizar em si mesmo."


Oficinanda recebendo o certificado da Oficina do diretor Cultural, Paulo Casa Nova

A diretoria da APCEF agrade a participação de todos(as) nas atividades! E o setor Cultural da APCEF está preparando ainda mais novidades e outras oficinas para nossos(as) associados(as), como a Oficina de Iluminação Cênica! Leia mais.

Para enviar seu interesse em alguma oficina específica ou sugestões de atividades, contate o Setor Cultural da APCEF/RS, através do endereço eletrônico cultural@apcefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3268-1611.

>Veja mais fotos da aula de encerramento

>Veja fotos da segunda aula

>Veja fotos da aula inaugural

Compartilhe em todas as redes!

Share by: