Fórum em Defesa da Água Pública lotou a Câmara de Vereadores de Santa Cruz 

2011-07-08 17:20:31

Na noite de terça-feira, dia 05 de julho, o Fórum em defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul lotou a Câmara de Vereadores, com 130 pessoas, representando 30 entidades, todos reunidos com o mesmo objetivo: Debater o futuro dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto do município.


Na noite de terça-feira, dia 05 de julho, o Fórum em defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul, lotou a Câmara de Vereadores, com 130 pessoas, representando 30 entidades, todos reunidos com o mesmo objetivo: Debater o futuro dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto do município. Para esclarecer melhor sobre este processo de privatização em que está passando Santa Cruz do Sul, o público recebeu os painelistas: Júlio Quadros, diretor comercial da Corsan, Luís Fernando Schmidt, deputado estadual pelo PT, Giovane Wickert, vice-prefeito de Venâncio Aires e também o diretor do Sindiágua, Rogério Ferraz.

Nem mesmo o frio congelante da noite de terça-feira acomodou a preocupação da população, com a possível privatização dos serviços de saneamento, com a entrada de uma das duas organizações privadas: a Águas do Brasil (RJ), ligada ao grupo Queiroz Galvão, e outra ligada ao grupo Equipav (SP).

O Fórum em defesa da Água Pública vem lutando a meses, para convencer o Executivo de que o município deve manter o acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e evitar a entrega dos serviços a uma empresa privada.

Após um ano de rompimento do contrato com a Corsan, a Prefeitura de Santa Cruz abriu licitação para concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto pelas próximas três décadas, mesmo a Corsan estando no município há 40 anos.

Conforme Júlio Quadros, diretor comercial da estatal, eles possuem 1,7 bilhões de recursos do PAC para investir em água e saneamento. De acordo com ele, a Corsan fez até uma proposta ousada para o município, pois existe a convicção de que para Santa Cruz o melhor para todos é que os serviços sejam feitos pela estatal. “A nossa presença nesta Audiência é mais um fator de que a Corsan respeita e considera o Fórum em Defesa da Água Pública, não só aqui no município como em todo o estado”, enfatiza o Diretor Comercial da Estatal.

Segundo o diretor do Sindiágua Rogério Ferraz, vivemos em um momento muito difícil no estado do RS e a população vai se dar conta disso, na hora de receber sua conta de água. “Vejo a participação da imprensa muito importante para furar o bloqueio das informações que muitas vezes não chegam até as pessoas”, afirmou ele.

Diferentes manifestações e ações estão sendo realizadas na defesa pelos serviços da Corsan em nosso município. O deputado estadual, Luís Fernando Schimidt (PT) é autor de uma proposta de emenda constitucional, a PEC que proíbe a delegação dos serviços de fornecimento de água e saneamento ambiental no estado do RS a empresas privadas.

A PEC do deputado estadual foi encaminhada e protocolada no dia 8 de fevereiro, mas para que esse projeto de emenda constitucional seja inserido, precisa de 33 votos favoráveis. “Esperamos que seja aprovado ainda neste ano e eu estou muito tranqüilo, porque vejo este projeto como a saída para esse caso”, destaca Luís Fernando Schmidt.

De acordo com o deputado estadual, essa causa não tem preço e para isso não serão medidos esforços. Ele acredita que assim como esse processo, tem setores que não devem aderir a lógica da iniciativa privada. “A Corsan teve muito mais acertos do que erros, isso não pode ficar esquecido”, afirma Luis Fernando Schimidt (PT). Ainda conforme ele, casos como este, devem ser construídos democraticamente e a privatização nesse caso é um grande equívoco e quem irá pagar por isso é a sociedade.

O Fórum em Defesa da Água Pública é apoiado por partidos, sindicatos, associações, funcionários da Corsan e pela maioria da população. Já podem ser observados em vários pontos da cidade, outdoors como forma de alertar a todos o que pode causar a privatização da água em Santa Cruz do Sul.

Matéria cedida pela jornalista Fernanda Almeida, da Assessoria de Imprensa do Sindibancários de Santa Cruz do Sul e Região

Compartilhe em todas as redes!

Share by: