Fórum 

2011-07-15 21:00:00

A mobilização, que é uma realização do Comitê Gaúcho em Defesa da Água Pública, contou com a apresentação de um documentário e um debate com painelistas sobre a questão da privatização da água.
Na noite de ontem, o Plenarinho da Assembleia Legislativa de Porto Alegre ficou lotado durante o Ato em Defesa da Água Pública. A mobilização, que é uma realização do Comitê Gaúcho em Defesa da Água Pública, contou com a apresentação de um documentário e um debate com painelistas sobre a questão da privatização da água.


Plenarinho da AL ficou lotado na noite de ontem

Conduzindo os trabalhos, o vice-presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, saudou a todos(as) os(as) presentes e convidou para a mesa de trabalho Leandro Almeida (presidente do Sindiágua-RS), Luiz Antonio Grassi (Engenheiro da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), Eduardo Coral Viegas (Promotor de Justiça), o deputado federal Ronaldo Zulke (PT-RS - propositor da PEC da água nas legislaturas anteriores, quando deputado estadual) e o deputado Estadual e Presidente do PT-RS, Raul Pont. Também auxiliou os trabalhos da mesa de trabalho Ana Cruz, Secretária de Formação e Cultura do Sindiágua-RS e integrante do Comitê em Defesa da Água Pública.


A mesa de trabalho durante o Ato em Defesa da Água Pública

O engenheiro da ABES, Luiz Antônio Grassi, falou sobre a gestão da água e do saneamento, apresentando um estudo detalhado do tema. O promotor Eduardo Coral Viegas falou sobre as implicância jurídicas da privatização dos serviços de água, destacando: "Juridicamente é possível, mas socialmente a ideia é um desastre."

Ronaldo Zulke (PT- RS), deputado federal e propositor do projeto em legislaturas anteriores, quando deputado estadual, destacou o papel da água com bem essencial à vida, que tem caráter público e deve ser garantido pelo Estado e sugeriu a criação de um plebiscito sobre a matéria. O deputado estadual Raul Pont (PT-RS) fez um panorama da conjuntura política e da importância da mobilização e articulação do movimento para mobilizar a opinião pública: "A água não pode servir à mercantilização."

A seguir, foi exibido o documentário canadense "Water Makes Money” (de Leslie Franke e Lorenz Herdolo), sobre como as multinacionais lucraram com o serviço de abastecimento de água em Paris, mostrando as implicâncias da privatização e o favorecimento das empresas, além de outros casos no mundo todo.

Para debater o filme, foram convidados à mesa a diretora presidenta da APCEF/RS e representante do Comitê Gaúcho em Defesa da Água Pública e o Deputado Estadual Luís Fernando Schmidt (PT-RS), propositor nesta legislatura da PEC da Água.


Painelistas debateram questões apresentadas no filme. Da E para a direita: Ana Lúcia Cruz (Sindiágua-RS), o vice-presidente da APCEF/RS Marcos Todt, a diretora presidenta da APCEF/RS e representante do Comitê Célia Zingler e o deputado Luís Fernando Schmidt (PT-RS)

Célia Zingler destacou a lógica do modelo de privatização e retomou o histórico da questão da água em Porto Alegre, através de edital, que exclui a participação da Corsan e direciona a participação de algumas empresas. Também relatou a experiência de Santa Cruz do Sul, com o Fórum em Defesa da Água Pública, que suspendeu a licitação na cidade.


A diretora presidenta da APCEF e coordenadora do Comitê em Defesa da Água Pública comentou o filme apresentado e relatou um pouco da mobilização em Santa Cruz do Sul

O deputado Luís Fernando Schmidt destacou que parcerias público-privadas só podem ser realizadas com a autonomia do Estado sendo mantida. O painelista destacou também a lógica do lucro nos outros países e no Brasil.


O deputado e relator do projeto, Luís Fernando Schmidt, destacou a importância da autonomia na questão da água

Schmidt também convidou a todos(as) para Audiência Pública a ser realizada no dia 10 de agosto.

Também estavam presentes o deputado estadual Daniel Bordignon (PT-RS), o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT-RS) e representantes dos deputados estaduais Juliana Brizola (PDT-RS) e Nelsinho Metalúrgico (PT-RS). Arnaldo Dutra, presidente da Corsan, e Rui Porto Rodrigues, diretor superintendente da Fundação Corsan, Marcus Flavius de los Santos, presidente do SINDARS (Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul), também participaram do Ato Público. Representantes da UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul) também participaram do debate, além de diversas outras entidades.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: