Inauguração do Memorial APCEF comemorou o 40º aniversário da FENAE 

2011-08-04 18:30:00

A noite da quinta-feira (4) foi de comemoração na Associação: o aniversário de 40 anos da FENAE foi celebrado com a Inauguração do Memorial APCEF! Um grande público compareceu à sede administrativa para participar deste momento de homenagem a todos(as) que construíram e constroem a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul.

Associados(as), diretoria e convidados(as) brindam

O diretor de Patrimônio e coordenador do Núcleo de Cultura Gaúcha, Paulo Cesar Ketzer abriu os trabalhos, destacando a importância do trabalho de resgate de memória dos 58 anos da Associação. O diretor também agradeceu a presença de Guaraci Gonçalves, representando o Sindbancários, Sérgio Atair dos Santos, presidente da AGEA e Alcio Cancello Faria, diretor Cultural da AGEA; João Luiz Batista da Conceição e Jeferson Garcia Cougo, do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Amaro Silva de Souza, Arnoni Hanke e Denise Falkenberg Corrêa, da Fetrafi-RS, assim como os ex-presidentes Sérgio Nunes da Silva, Armando Fonticielha, Maria Regina Pereira Figueiró e a ex vice-presidenta Maria Júlia Teixeira Baron.

O diretor Paulo Cesar Ketzer saudou a todos(as)

A seguir, o Coral APCEF cantou o Hino Nacional.

Coral APCEF cantou o Hino Nacional

O diretor Cultural Paulo Casa Nova, em sua fala, ressaltou os trabalhos dos Grupos Culturais da Associação e destacou a atuação da FENAE, em seu aniversário de 40 anos.

Diretor Paulo Casa Nova destacou o trabalho dos grupos culturais da APCEF

A seguir, o Secretário Adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Pedro Gabril, representando o Governador do Estado, fez sua homenagem à atuação da APCEF: "É de fundamental importância uma entidade como a APCEF, que cuida do bem-estar da família e das condições de trabalho dos trabalhadores. A inauguração do Memorial é o momento de reverenciar essa história."

O Secretário Adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Pedro Gabril, representou o governo do Estado no evento

Após o Coral da APCEF interpretar mais uma canção, a ex-presidenta da APCEF Maria Regina Pereira Figueiró foi homenageada, por ocasião do registro fotográfico para integrar a galeria de ex-presidentes da Associação. Atualmente integrando o Conselho Deliberativo da Associação, Maria Regina estava emocionada: "Essa data tem um significado especial para mim. Há 36 anos, eu entrava na Caixa e assinava a proposta de Associação. A APCEF e a Caixa são fundamentais na minha história de vida."

A ex-presidenta Maria Regina Figueiró

O ex-presidente Armando Fonticielha destaca a importante iniciativa de criação do Memorial: "Um povo sem história é um povo sem alma. Momentos como esse reforçam a atuação da APCEF e do movimento associativo."

Sérgio Nunes da Silva, ex-presidente, elogiou a proposta do Memorial: " A ideia do memorial é fantástica, resgatando a história dos empregados. Temos conquistas importantes, que devem ser relembradas."

O vice-presidente Marcos Todt ressaltou a importância deste momento na história da Associação: "A participação de todos na história da Associação em suas lutas e conquistas é de imensurável importância. Nosso objetivo é homenagear a todos que participaram da APCEF e dar continuidade e a esse trabalho, e que ele perdure no tempo."


Vice-presidente Marcos Todt ressaltou as lutas e conquistas da APCEF

O próximo momento foi de descerramento da Placa de Inauguração do Memorial. Participaram, além do vice-presidente Marcos Todt, dos ex-presidentes Sérgio Nunes da Silva, Armando Fonticielha, Maria Regina Pereira Figueiró e dos ex vice-presidentes Maria Júlia Teixeira Baron e Alcio Cancello Faria.


Momento de descerramento da placa de inaguração do Memorial APCEF

O ex vice-presidente da Associação, Alcio Cancello Faria doou ao Memorial uma placa recebida em 1974 pelo então presidente Reny Zimmermann. O diretor Paulo Cesar Ketzer, neste momento, fez um convite à todos aqueles(as) que quiserem colaborar com a composição do acervo do Memorial.


Ex vice-presidente Alcio Cancello Farias realizou a doação de uma placa ao Memorial

Após o encerramento da cerimônia, todos(as) foram convidados a conhecer o espaço do Memorial. Um coquetel foi servido ao som da Banda Tribo Brasil, que trouxe o melhor da MPB em seu repertório.


O vice-presidente, diretores e conselheiros reunidos no novo espaço do Memorial

Segundo o integrante do Coral, Paulo Machado Mendes, participar de um momento como esse é um prazer: "É importante lembrarmos que esse espaço é dos associados. Relembremos todos que batalharam com a certeza de que faremos ainda mais pela Associação."

Sérgio Pinheiro, do Núcleo de Cultura Gaúcha, é associado APCEF há 20 anos e destaca: "A APCEF recebe os novos colegas com um jantar de confraternização, e foi ali que eu conheci o Núcleo de Cultura Gaúcha. Desde então, não deixei mais de participar. A APCEF tem muito a oferecer, todos os associados deveriam aproveitar." Sérgio participa do Grupo de Danças Gaúchas, que se reúne todas as terças-feiras no Galpão Crioulo da APCEF. O instrutor do grupo, Beloni Basto da Silva, destaca: "Todos estão convidados a participar! Venham assistir a uma das aulas e integrem-se."

A coordenadora do Grupo Teatral Caixa de Pandora, Claci Bassani, destacou a importância da congregação: "A APCEF é um espaço de confraternização e integração entre os grupos culturais. Esse belo trabalho deve continuar por muito tempo."

A diretoria da APCEF parabeniza a FENAE pelos seus 40 anos e agradece a participação de todos no evento, lembrando que construção da história da Associação depende da participação de todos(as) nós!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: