Lançamento do Livro "Entre o Sena e o Guaíba" na 57ª Feira do Livro foi um sucesso! 

2011-11-17 17:15:23

O lançamento do livro "Entre o Sena e o Guaíba" realizado ontem, dia 10 de novembro, na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre foi um sucesso, vendendo mais de 200 exemplares somente na sessão de autógrafos! A sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul ficou lotada para o debate entre os escritores e o público, realizado às 16h.
O lançamento do livro "Entre o Sena e o Guaíba" realizado ontem, dia 10 de novembro, na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre foi um sucesso, vendendo mais de 200 exemplares somente na sessão de autógrafos! A sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul ficou lotada para o debate entre os escritores e o público, realizado às 16h.


Sala dos Jacarandás ficou lotada para o debate

O ministrante da oficina, o escritor Alcy Cheuiche, conduziu os trabalhos. Os oficinandos Ana Helena Diniz e Ramon Franco foram convidados para ler a orelha do livro e um conto, representando o grupo.


A oficinanda e associada APCEF Ana Helena procedeu à leitura do livro

A diretora presidenta da APCEF Célia Zingler procedeu a leitura da apresentação da APCEF que abre o livro.


A diretora presidenta da APCEF Célia Zingler realizou a leitura da apresentação da APCEF

O diretor da Aliança Francesa, Jacques Pretiment foi convidado também para o grupo de apresentação do livro. O diretor falou sobre a parceria da Aliança Francesa, onde acontecerá o lançamento da obra, no dia 15 de novembro, em Paris, e destacou a iniciativa de intercâmbio cultural.


Da esquerda para a direita: o diretor da Aliança Francesa, Jacques Pretiment, o ministrante Alcy Cheuiche, a diretora presidenta da APCEF Célia Zingler e o oficinando Ramon Franco

O presidente da Comissão Estadual de Cultura, escritor Walter Galvani, estava presente no debate e destacou a inovação da oficina, que promoverá o lançamento de uma publicação bilíngue em dois países diferentes, iniciativa até então inédita em toda a história da Feira do Livro de Porto Alegre.


O presidente da Comissão Estadual de Cultura, escritor Walter Galvani, destacou o ineditismo da iniciativa

Os agradecimentos especiais foram aos parceiros, que auxiliaram a APCEF a viabilizar esta iniciativa: o Sindbancários, que proporcionou o espaço para as atividades, o Sindifisco, que também disponibilizou o local para atividades, a Backstage, que deu o apoio na parte gráfica, todos os profissionais que de alguma forma colaboraram com o trabalho (como o arquiteto Maturino da Luz, que promoveu a aula sobre a influência da arquitetura francesa em Porto Alegre e o enófilo José Luiz Rodrigues, que ministrou a aula sobre a gastronomia francesa), o presidente da Ouro e Prata Hugo Fléck, que proporcionou o passeio de catamarã, Edemir Simonetti, proprietário do Chalé da Praça XV, além da PAR Corretora de Seguros e Caixa Seguros, patrocinadora da publicação.

Após a apresentação dos escritores, foi aberto o espaço para perguntas do público.


Público pode realizar perguntas ao ministrante e aos(às) oficinandos(as)

Após o debate, aconteceu a sessão de autógrafos, no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul. A venda do livro logo estava esgotada, consagrando o "Entre o Sena e o Guaíba" como grande sucesso da Feira do Livro!


Sessão de autógrafos estava lotada e livro teve intensa procura

Estavam presentes na sessão de autógrafos e debate, além do Vice-presidente da APCEF Marcos Todt, diretores da Associação como Ricardo Hubba (que também foi um dos oficinandos junto com o integrante do conselho fiscal, Gilmar Delvan), o diretor Cultural da APCEF Paulo Casa Nova, os diretores Rafael Balestrin, Sérgio Simon, Geraldo Xavier, Paulo Cesar Ketzer, Maria Tereza Bernd, o membro do conselho Deliberativo Clélio Godoy, as integrantes do Conselho Deliberativo Maria Regina Figueiró e Amanda Cardoso e o integrante do conselho Fiscal Antônio Bones. O diretor de Comunicação da FENAE Daniel Gaio, a diretora da FENAE Maristela da Rocha e o presidente da AGEA, Sérgio Atair dos Santos também estavam presentes.


O diretor Sérgio Simon com o presidente da AGEA, Sérgio Atair dos Santos

O diretor de Comunicação da FENAE, Daniel Gaio, elogia o trabalho da APCEF gaúcha: "A APCEF/RS se destaca mais uma vez pela inovação e por proporcionar aos seus associados atividades diferenciadas na área cultural. Essa iniciativa inovadora coloca a APCEF/RS em posição de vanguarda."


O diretor de Comunicação da FENAE, Daniel Gaio, com associadas APCEF e convidadas

O diretor Cultural da APCEF, Paulo Casa Nova, destaca a importância do trabalho realizado: "Essa oficina começou com uma ideia visionária, e superou o trabalho do fazer literário, tornando-se também uma oficina cultural e um projeto grandioso. Os oficinandos concluem o trabalho conhecendo mais sobre Paris, sobre Porto Alegre e também mais sobre si mesmos."


A diretora presidenta Célia Zingler autografando o livro, na companhia do Vice-presidente Marcos Todt (terceira pessoa, D para E) e o diretor Cultural Paulo Casa Nova (segunda pessoa, D para E) e o presidente do Conselho Deliberativo, Felisberto Machado

O ministrante da oficina, o escritor Alcy Cheuiche, destacou o empenho dos(as) oficinandos(as), que produziram mais de 800 contos durante a oficina. Alcy também destacou o trabalho da APCEF, que segundo ele, deu todo o suporte necessário para a realização do trabalho, incansável no atendimento das diversas demandas que o trabalho gerou.


A associada dependente Laura Schereschewsky veio prestigiar o trabalho de seu pai, o oficinando Plínio Schereschewsky. Segundo Laura, o projeto foi muito interessante pela sua riqueza cultural.


A associada Laura Schereschewsky (E) com familiares veio prestigiar o trabalho de seu pai, associado APCEF

Selma Iolanda Hoffman Hubba veio prestigiar o trabalho de seu filho, diretor da APCEF, Ricardo Hubba. Selma comentou que gostou muito da proposta da oficina, acompanhou o trabalho e estava muito contente pelo lançamento da publicação.


Selma Iolanda Hoffman Hubba estava presente na sessão de autógrafos

Após muitos autógrafos, os(as) oficinandos(as) foram confraternizar em um coquetel no Chalé da Praça XV, com direito a interpretação de uma canção em francês, para o aquecimento do próximo momento, que é o lançamento do livro na cidade-luz!


Alunos(as) confraternizaram e a preparação agora é para o lançamento do livro em Paris

>Confira Galeria de Imagens

Compartilhe em todas as redes!

Share by: