Oficina "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos" inicia suas atividades!
 

2012-03-08 04:00:00

No início da noite de ontem, dia 6 de março, um grupo de futuros escritores reuniu-se no Sindbancários com um objetivo em comum: resgatar a história da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul, na aula inaugural da Oficina de Criação Literária "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos."
No início da noite de ontem, dia 6 de março, um grupo de futuros escritores reuniu-se no Sindbancários com um objetivo em comum: resgatar a história da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul, na aula inaugural da Oficina de Criação Literária "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos." As aulas, conduzidas pelo mestre do romance histórico no Rio Grande do Sul, o escritor Alcy Cheuiche, acontecerão todas as terças-feiras, com previsão de lançamento do livro no aniversário de 60 anos da APCEF, no dia 13 de junho de 2013.


Oficina de Criação Literária "Romance Histórico APCEF/RS 60 anos" teve sua aula inaugural

Para dar início às atividades, foi oferecido um coquetel de confraternização. No encontro, aconteceu um descontraído bate-papo, onde o ministrante da oficina, o escritor Alcy Cheuiche, apresentou a proposta da Oficina: "Vamos construir juntos as aulas, através da pesquisa, da leitura e do trabalho de memória." Segundo o escritor, a oficina de romance histórico: "Recria a história, dando vida aos personagens e fatos."


Na foto, o ministrante, escritor Alcy Cheuiche (segunda pessoa, D para E), a diretora presidenta da APCEF, Célia Zingler (primeira pessoa em pé, D para E), o Vice-presidente da APCEF Marcos Todt (segunda pessoa em pé, D para E) e o Diretor Cultural da APCEF Paulo Casa Nova (terceira pessoa em pé)

O Vice-presidente da APCEF, Marcos Todt, saudou a todos(as) em nome da diretoria da APCEF e ressaltou a importância desta Oficina na história da Associação, no especial momento em que a entidade irá completar 60 anos.


Vice-presidente saudou a todos(as) em nome da diretoria da APCEF

Também estavam presentes a diretora presidenta da APCEF, Célia Zingler, o diretor Cultural, Paulo Casa Nova, o diretor administrativo Rafael Balestrin, os diretores Ricardo Hubba, Paulo Ricardo Belotto e a diretora Maria Tereza Bernd. Representando a AGEA, estava presente o diretor cultural Alcio Cancello Faria.

O ministrante Alcy Cheuiche convidou a diretora presidenta da APCEF, Célia Zingler, para realizar a leitura de um trecho do livro "Banco não dá Bom dia", Oficina de Romance Histórico que teve seu livro lançado na 54ª edição da Feira do Livro, em 2008.


A diretora presidenta da APCEF, Célia Zingler, realizou a leitura de trecho do livro "Banco não dá bom dia"

O diretor Cultural da APCEF, Paulo Casa Nova, saudou a todos(as) e convidou os(as) oficinandos(as) a participarem de uma sessão de cinema que será realizada amanhã, dia 8 de março, no Sinbancários, do filme "A missão" (1986, de Rolland Joffé). A atividade, que acontece no 3º andar do Sindicato às 19h30min, busca congregar os alunos da Oficina Literária da APCEF e também os alunos da Oficina Bilíngue do SindBancários.


Diretor cultural saudou a todos(as) e convidou alunos para sessão de cinema

O diretor cultural destacou a iniciativa da Oficina de Criação Literária: "A construção coletiva deste romance histórico pretende integrar todos(as) os(as) associados(as) no resgate da memória e do protagonismo da APCEF, bem como a história dos homens e das mulheres que trabalharam e lutaram por ela."

Maria Tusnelda Camargo de Andrade é associada da APCEF desde 1978 e é uma das oficinandas. A associada, residente em Uruguaiana, está passando uma temporada em Porto Alegre e decidiu participar das atividades. Segundo ela, a APCEF fez parte de muitos momentos de sua vida: "Participei da luta pela jornada de seis horas e diversas mobilizações da Caixa, e lembro da participação da APCEF nestas lutas." A associada também já participou da parte social, em alguns eventos, como o Baile de Queijos e Vinhos, e destaca a importância do associativismo: "Somos da Caixa, participar da Associação deve ser algo natural."


A associada Maria Tusnelda Camargo de Andrade é uma das alunas da oficina que contará a história dos 60 anos da APCEF

Elói Wilges é associado desde 1987. Seu primeiro contato com a APCEF foi em um curso de delegado sindical: "O importante é que, além da parte social, a APCEF também busca lutar pelos direitos dos empregados da Caixa." Elói também conta com carinho que já se hospedou nas Colônias da APCEF, e criou os filhos neste ambiente, tendo boas lembranças. Questionado sobre as expectativas da oficina, Elói conta: "Sempre gostei de escrever, este espaço será importante para desenvolver a habilidade."


Associado Elói Wilges é um dos participantes da oficina

A diretoria da APCEF agradece a participação de todos(as) na Oficina de Criação Literária, que propõe o resgate da memória da Associação, que e é uma emocionante história a ser contada! Ajude a contar essa história!

>Veja galeria de imagens

Compartilhe em todas as redes!

Share by: