Coral APCEF realizou belíssima apresentação na Catedral Metropolitana
 

2012-03-27 16:39:41

A Capital dos gaúchos completa hoje, dia 26, 240 anos. Para celebrar a data, foi realizada domingo, dia 25, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings. O Coral APCEF foi convidado para apresentar-se na cerimônia, e encantou os presentes com seu repertório especial para o evento.
A Capital dos gaúchos completa hoje, dia 26, 240 anos. Para celebrar a data, foi realizada domingo, dia 25, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings. O Coral APCEF foi convidado para apresentar-se na cerimônia, e encantou os presentes com seu repertório especial para o evento.


Grande público estava presente na cerimônia

O Coral desenvolveu um repertório especial para a ocasião, realizando um retiro para trabalhar as novas composições e consolidar o repertório já conhecido, conforme relato do maestro, Luiz Carlos Andrade.


Coral participou de missa solene em homenagem aos 240 anos de Porto Alegre

O grupo foi apresentado por Ana Maria Engers Lenz, Vice-presidente da Associação Comunitária Amigos do Centro.


Ana Maria Engers Lenz, Vice-presidente da Associação Comunitária Amigos do Centro, apresentou o grupo

O Coral apresentou canções como "Panis angelicus" (Cesar Franck); "Kyrie" e "Agnus Day" (canções da Missa nordestina - de Linderberg Cardoso); "Em memória de mim" (Buryl Red), "Oração de São Francisco" (Anônima); "Ave Maria" (Ígor Stravinski) e "Que diós te bendiga" (versão em espanho da "Benção" composta por Peter Lutkin).


Coral realizou belíssima apresentação

O Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings destacou em sua homilia o papel dos antecessores na construção, tanto de Porto Alegre quanto na da Catedral Metropolitana, que também completa seus 240 anos.


Arcebispo Dom Dadeus reverenciou a história da cidade e da Catedral

Em apresentação emocionante, o Coral encantou aos presentes.



Após a celebração religiosa, foi realizado o lançamento do livro Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, de autoria de Dom Frei Antônio do Carmo Cheuiche, bispo-auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre, falecido em 2009.


Cerimonial para o lançamento de livro histórico

Em destaque, no cerimonial, estavam: Dom Dadeus Grings (Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Altamiro Rossato (5º Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre), Gil Soares Almeida (Coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete do Prefeito, representando o prefeito José Fortunati); João Carlos Nedel (vereador, 3º secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre, representando a Câmara de Vereadores), Padre Carlos Gustavo Haas (Pároco da Catedral Metropolitana de Porto Alegre), Ana Maria Py Daniel Busko (organizadora do livro Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana de Porto Alegre), Padre José Carlos Monteiro Steffen (Pároco da Catedral Metropolitana de Porto Alegre de janeiro de 2000 a dezembro de 2009); Padre João Manoel Piccoli (Pároco da Igreja Santo Antônio Pão dos Pobres), André Irala Simão (Fotógrafo responsável pelo Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana de Porto Alegre) e Mateus e Lauren Piccini, casal coordenador do Conselho Paroquial da Catedral Metropolitana.


Padre Carlos Gustavo Hass fez uso da palavra

O Pároco da Catedral, Carlos Gustavo Haas fez uso da palavra, reverenciando o trabalho de Dom Antônio Cheuiche e destacando a importância da obra no resgate da história da Catedral, que além de possuir importância histórica, tem sua importância social. Também discursaram a organizadora do livro, Ana Maria Py Daniel Busko, que contou como surgiu a proposta do livro, por ideia de Dom Antônio Cheuiche e Padre Carlos José Monteiro Steffen, e também Coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete do Prefeito, representando o prefeito José Fortunati, Gil Soares Almeida, que procedeu à leitura do decreto 17710, que dispõe sobre o calendário de eventos religiosos da Catedral.


Gil Soares Almeida realizou a leitura do decreto 17710

Após, foi realizada a entrega simbólica dos exemplares dos livros para os(as) convidados(as). Todos(as) os(as) presentes puderam receber um exemplar do livro, com a opção de autógrafo por parte da organizadora, Ana Maria Py Daniel Busko, e pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre,Dom Dadeus Grings.


Associados APCEF estiveram presentes na cerimônia e no lançamento do livro. Na foto, Celso Danieli (D), Vilma Lorner e Salete Mattje

Segundo Celso Danieli, a apresentação do Coral foi surpreendente. O associado já integrou o Coral e ficou encantado com a apresentação. A mesma opinião é compartilhada pela associada Odete Schwantes, que destacou a importância também da publicação. A associada aproveitou a oportunidade e autografou seu livro com o Arcebispo Dom Dadeus Grings.


A associada Odete Schwantes com Dom Dadeus Grings

A coordenadora do Coral, Iracema Mendes, destacou que a apresentação foi marcada pela emoção: "Ficamos extremamente honrados com o convite para celebrar o aniversário de nossa Capital, entre tantos corais na cidade."


Associados e coralistas em foto com Dom Dadeus Grings (quinta pessoa, E para D). Na foto, a coordenadora do Coral, Iracema Mendes (segunda pessoa, D para E), o diretor Cultural Paulo Casa Nova (quinta pessoa, D para E) e o maestro Luiz Carlos Andrade (quarta pessoa, D para E)

Para o diretor Cultural da APCEF, Paulo Casa Nova: “A apresentação do Coral na Catedral Metropolitana marca o auge da Gestão do Novo Tempo Cultural para reposicionar o grupo na vitrine que merece, com a exposição necessária para atrair novos valores para melhorá-lo cada vez mais, assim como garantir novas oportunidades para as performances. Os coralistas estão de parabéns pelos ótimos resultados obtidos depois de anos de dedicação sem reservas à música." E o diretor Cultural completa: "Tudo isto apenas reafirma a visão da gestão, onde os próprios associados em conjunto com os diretores, em diálogo franco, aberto e permanente, constroem progressivamente o melhor mundo possível para a nossa Associação”.

Ana Maria Enger Lenz deixou um recado afetuoso para o Coral: "Aos queridos amigos do Coral, o meu carinho e o meu agradecimento pela participação. Voltem sempre!" O Padre Carlos Gustavo Hass também fez seus agradecimentos: "A participação do Coral deu um brilho especial a esse momento da Catedral e da cidade."

A diretoria cultural da Associação agradece Ana Maria Enger Lenz, que procedeu ao convite, juntamente com o Padre Carlos Gustavo Haas, para a coralista Maria Inês Colling, que teve participação como convidada no grupo, ao maestro Luiz Carlos Andrade e a participação de todos(as)!

>Veja galeria de imagens

Compartilhe em todas as redes!

Share by: