Festa da cumieira em Tramandaí: revivendo a história de maio de 1964!
 

2012-04-24 22:58:57

A construção da Nova Colônia de Férias em Tramandaí não para e devido ao seu ritmo intenso, está em conclusão a primeira etapa da obra. Relembrando a história da Associação, em 28 de maio foi comemorada a "Festa da Cumieira." E, 48 anos depois, a história é revivida: a previsão da vistoria final de conclusão da primeira etapa da obra é dia 10 de maio.
A construção da Nova Colônia de Férias em Tramandaí não para e devido ao seu ritmo intenso, está em conclusão a primeira etapa da obra, com a impermebialização da laje da cobertura, madeiramento do telhado instalado e, em seguida, a colocação das telhas. Após a conclusão do telhado, serão realizados os arremates finais.


Atual estágio da construção da Colônia de Tramandaí: conclusão do telhado e finalização da primeira etapa da obra

Os encaminhamentos seguem o cronograma físico-financeiro aprovado em Assembleia pelos(as) associados(as).

E, neste momento, vale a pena relembrar a história da Associação: em edição do Jornal João de Barro de junho de 1964, nº 4 ano 2, uma matéria chamava a atenção na página 8, intulada "Festa da Cumieira da Colônia de Férias de Tramandaí".


Reprodução da matéria da página 8 do JB de junho de 64

>Clique aqui para abrir a matéria ampliada

A matéria contava a inauguração da cumieira do edifício da Colônia de Férias de Tramandaí (prédio antigo), em 1964. O momento era festivo, simbolizado na fala do ex-presidente da APCEF Félix Kessler Coelho de Souza (que, nesta época, já tinha se afastado da presidência) dizendo: "Sinto-me feliz por ter podido cumprir com a minha palavra. (...)O principal está feito, concretizado, porque brotou do chão, num tripé de idealismo, trabalho e vontade de criar alguma coisa."

E, 48 anos depois, a história é revivida: a previsão da vistoria final de conclusão da primeira etapa da construção da Nova Colônia de Férias em Tramandaí é dia 10 de maio. Homenageando nossos antecessores, a diretoria da APCEF com muita satisfação reconhece a importânica desse momento histórico e reverencia aqueles que muito realizaram pela Associação. E essa história não pode parar!

A festa da cumieira

"Vem dos longes mais distantes, perdidos no tempo, o velho costume de ser assinalado festivamente o dia em que, sobre a casa em construção, se coloca a cumieira. Nesse dia, cessa de todo o trabalho na obra, embandeira-se a armação da casa ou se enfeita com palmas ou galhos verdes. E todos — construtor, operários, dono da casa — todos alegremente comemoram o acontecimento, comendo e bebendo juntos.

Tão enraizada é a tradição dessa festa da cumieira que, mesmo quando não há mais cumieira nenhuma — como no caso atual dos arranha-céus de cimento e aço — a festa se faz ao atingir o prédio seu último pavimento, coberta a derradeira laje.

Hoje em dia, a coisa é mais simples mas conserva aquela mesma alegria festiva doutras eras — porque realmente o acontecimento assinala um instante decisivo para todo o grupo interessado na construção da casa. A cumieira representa o teto, o abrigo, o agasalho, o lar, o "doce lar" — velha aspiração do homem ou melhor da família."

Fonte: (Neves, Guilherme Santos. "A festa da cumieira". A Gazeta. Vitória, 28 de agosto de 1960)

Compartilhe em todas as redes!

Share by: