Cultural recomenda: ainda há tempo para aproveitar a mostra "Trabalho, Trabalhadores" no Cinebancários
 

2012-05-31 20:01:48

Como vem fazendo todos os anos desde a sua inauguração, o CineBancários com o patrocínio do Banrisul, através do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e Programadora Brasil, realiza novamente uma mostra reunindo filmes sobre o universo do trabalho.

Em 2012, decidimos privilegiar uma seleção de títulos que abordam diferentes profissões, acompanhando trabalhadores das mais variadas áreas no exercício de suas atividades. Da atriz que batalha pela sua sobrevivência em Riscado aos dançarinos da Ópera de Paris em sua exaustiva rotina de ensaios de A Dança - O Balé da Ópera de Paris, dos agricultores italianos da obra-prima do cinema italiano A Árvore dos Tamancos aos feirantes do clássico brasileiro A Grande Feira, passando pela vida nada fácil das prostitutas de L’Appolonide - Os Amores da Casa de Tolerância ou dos operários de Beijo 2348/72. A mostra Trabalho, Trabalhadores também abre espaço para uma série de raros documentários que registram as lutas dos movimentos sindicais em várias partes do mundo. Entre os títulos, destaque para o programa Redemocratização - As Greves de 1979, que apresenta três momentos emblemáticos do documentário brasileiro, registrando as greves do ABC na década de 1970: ABC Brasil, de Sérgio Péo; Greve de Março, de Renato Tapajós; e Greve!, de João Batista de Andrade. Verdadeiros registros sobre a história recente do país, estes filmes permanecem praticamente desconhecidos pelo público, podendo agora ser descobertos por uma nova geração de espectadores.

Desta forma, o CineBancários segue praticando a sua vocação primeira, que é a de oferecer uma programação diferenciada, na qual se combinam a relevância política e a qualidade estética.


Programação:

31 de maio (quinta-feira)

15h – Riscado
17h – Il Fare Politica – Crônica da Toscana Vermelha
(1982-2004)
19h – A Árvore dos Tamancos

1º de junho (sexta-feira)

15h – Era uma Vez um Assalariado
17h – Nem Todos Morriam, Mas Todos Eram Afetados
19h – Em Nossas Mãos

2 de junho (sábado)

15h – A Grande Feira
17h – Redemocratização – As Greves de 1979
19h – L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância

3 de junho (domingo)

15h – Beijo 2348/72
17h – Riscado
19h – A Dança – O Balé da Ópera de Paris

Todos os filmes possuem ENTRADA FRANCA

Compartilhe em todas as redes!

Share by: